sábado, 15 de junho de 2013

Amadeu Albergaria lança candidatura por uma Assembleia Municipal mais próxima das pessoas



O cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, afirmou que o órgão deliberativo deve ser promotor da participação cívica.
A constante aceleração histórica a que todos estamos sujeitos tem levado muitos a questionarem-se sobre a forma de participação dos cidadãos na vida pública”, disse, salientando que “num mundo cada vez mais desafiante, onde as certezas das gerações são permanentemente confrontadas, onde a centralidade não é mais a geográfica mas a tecnológica e a digital, as comunidades locais têm de saber posicionar-se e garantir a sua identidade e coesão”.
Falando esta quinta-feira na sua apresentação pública, que decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia de São João de Ver, o candidato defendeu que os decisores políticos devem ter a capacidade de envolver as pessoas nos processos de decisão.
Mais do que comunicar decisões às pessoas, ou de as ouvir por mera formalidade, temos de ser capazes de encontrar mecanismos eficazes para as chamarmos aos processos de decisão”, sublinhou Amadeu Albergaria, que integra a bancada do PSD na Assembleia da República desde 2009.Se agirmos assim, não tenho dúvidas que as decisões serão mais acertadas e mais aptas a gerar consensos que evitem os conflitos. A Assembleia Municipal como espaço de intervenção cívica por excelência, onde se cruzam e debatem diferentes sensibilidades, diferentes perspectivas, deve olhar atentamente para esta realidade e ser ela própria promotora da participação cidadã”, realçou.
Durante a sessão, que encheu por completo o espaço, o mandatário da candidatura social-democrata, Alfredo Henriques, não poupou elogios a Amadeu Albergaria. “Com a sua experiência – apesar da juventude – com o seu saber, e com o bom senso que o caracteriza, vamos ter um presidente da Assembleia Municipal que não vai desmerecer da capacidade dos seus antecessores”, referiu, realçando em particular o trabalho de Cardoso da Costa à frente dos destinos do órgão deliberativo feirense nos últimos dois mandatos.
Também o candidato do PSD à autarquia, Emídio Sousa, destacou o percurso do candidato. “O Amadeu, tem sido um dos mais importantes pilares do desenvolvimento que conseguimos para o nosso concelho, primeiro como vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, onde delineou toda a estratégia para o conjunto de equipamentos e acções que hoje nos orgulhamos de ter e depois no Parlamento onde já atingiu níveis de notoriedade e reconhecimento ao alcance de muito poucos”, reforçou.

Sem comentários: