sábado, 11 de maio de 2013

A Minha Horta é um Jardim



Ao lançar a iniciativa “A minha horta é um jardim”, a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) quer ver “novos factores de atractividade” nas aldeias classificadas como Aldeias de Portugal em Terras de Santa Maria.
A horta é um elemento caracterizador de cada aldeia e o facto de a podermos melhorar vai, com certeza, torná-la ainda mais apelativa”, disse a coordenadora da ADRITEM, Teresa Pouzada.
O primeiro passo para a concretização deste desiderato passa pela dinamização de workshops, tendo em vista valorizar os pequenos espaços agrícolas dos habitantes das povoações, estimulando o ordenamento, estética e até a introdução de novas sementeiras e plantações.    
São workshops à medida de cada um dos participantes, garantindo um conjunto de ensinamentos, técnicas e aconselhamento ao nível de algumas produções, através do apoio de uma engenheira agrónoma e de uma arquitecta paisagista”, explicou.
“A minha horta é um jardim” – a decorrer entre 15 de Maio e 15 de Junho – enquadra-se no projecto “Há Festa na Aldeia”, dinamizado pela ADRITEM, em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo.
Esta é mais uma forma de envolver as pessoas na construção deste projecto que queremos que seja partilhado por todos, diferenciando-se por factores de inovação introduzidos, valorizando as aldeias e fomentando a visita de turistas”, acrescentou Teresa Pouzada.
“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias (aldeias de Areja, Porto Carvoeiro, Couce, Ul e Vilarinho de S. Roque).  
O evento-âncora acontece entre Julho e Setembro, com um cartaz diferenciado nas cinco aldeias, que ambiciona “conquistar novos visitantes numa lógica de assegurar a revigoração das terras e das gentes”.
O projecto propõe “o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia”.
Cinco eixos fundamentais moldam este programa - valorização do património natural e paisagístico; reforço do tecido económico e criação de emprego; desenvolvimento do sector turístico; valorização do património rural; melhoria dos serviços sociais e culturais.

Sem comentários: