sexta-feira, 19 de abril de 2013

Emídio Sousa define recuperação das estradas como grande prioridade




O candidato do PSD à Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, elegeu esta quinta-feira a melhoria da rede viária como “uma tarefa urgente e necessária”, após o desgaste causado designadamente pelas obras de instalação de redes de água e saneamento básico.
Andámos nos últimos anos a esburacar para resolver um problema. Agora, é preciso iniciar o processo de reabilitação da rede viária infra-estruturada”, disse.
As nossas estradas estão a carecer de uma grande intervenção”, admitiu, dando conta de que cerca de 500 quilómetros de via necessitam de uma regeneração.
Estas coisas não se fazem de um dia para o outro, pois custam muito dinheiro, mas estamos empenhados em concretizar essa necessidade”, frisou.     
O candidato do PSD falava no Auditório do Centro Paroquial de Fiães naquela que foi a quarta sessão das conferências “Diálogo com o meu concelho”, desta vez com o tema ““Ambiente e Ordenamento do Território” em cima da mesa.
O ambiente e o ordenamento do território são fundamentais para a nossa qualidade de vida”. “Quando olhamos para o que temos e aquilo que ainda podemos fazer pelo nosso território, devemo-nos sentir orgulhosos de viver aqui”, acrescentou.
No plano estratégico para a área do ordenamento do território, Emídio Sousa defende um Plano Director Municipal (PDM) “mais regulador e menos proibitivo”, destacando outras propostas que pretende corporizar caso seja eleito, como a qualificação de espaços urbanos, disponibilização de áreas de acolhimento empresarial, construção do Eixo das Cortiças (Lamas/Fiães), conclusão da via estruturante Feira-Arouca ou a afirmação do potencial turístico do Porto Carvoeiro/Inha e da Praia Fluvial da Mamoa.
Ao nível do ambiente, promete reduzir as taxas na construção de edifício com certificação energética (classe A ou superior) e que “utilizem produtos de cortiça na sua estrutura”, introduzir progressivamente as energias alternativas em imóveis públicos e garantir o tratamento adequado dos resíduos. Neste sector, ambiciona ainda – entre outras propostas - optimizar as zonas verdes e lazer existentes, construir passadiços nas margens dos principais rios e lançar o Parque Urbano do Cáster/Guimbras e o Parque Natural das Ribeiras do Uíma.
Este fórum de reflexão, que arrancou dia 27 de Março e prevê sessões temáticas até 10 de Maio, visa debater “um novo ciclo de desenvolvimento” no município, tendo surgido a partir da candidatura social-democrata à presidência da edilidade.
O conjunto de conferências prossegue no próximo dia 04 de Maio com o tema “Educação, Cultura e Associativismo”, a decorrer na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Sem comentários: