sexta-feira, 22 de março de 2013

Premiados do concurso de artes performativas

O júri da quarta edição do concurso da Feira de Artes Performativas atribuiu o primeiro prémio nas categorias de Dança e Música ao Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, na categoria de Performance à Escola Básica de Paços de Brandão e na categoria de Artes Circenses ao Projeto Alquimia da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, de Fiães.

Cerca de centena e meia de alunos, de seis instituições de ensino do Concelho de Santa Maria da Feira, apresentaram publicamente onze projetos criativos, no âmbito da quarta edição da Feira de Artes Performativas, que teve lugar no Cineteatro António Lamoso a 16 de março último. O júri, constituído por representantes da Escola de Bailado e Artes Cénicas feirense, da Academia de Música de Santa Maria da Feira, do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, da Fapfeira e da Federação das Coletividades do Concelho, avaliou minuciosamente todos os trabalhos com base na imaginação/criatividade, desempenho técnico e performance em palco.
O primeiro prémio nas categorias de Música e Dança foi atribuído ao Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, com os projetos “Ritmare” e “Retrospetiva 2000-2006”, respetivamente. A Escola Básica de Paços de Brandão conquistou o primeiro prémio na área de Performance, com a proposta “Regresso devagar ao teu sorriso”, e o Projeto Alquimia da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, o primeiro prémio na categoria de Artes Circenses, com “Tarot”.
Para além das atuações a concurso, o evento, apresentado por Beto (vocalista da banda feirense Dr1ve), foi ainda animado com momentos de música e dança protagonizados por artistas e grupos feirenses ou de municípios vizinhos com um percurso artístico consolidado, nomeadamente Marco Ferreira (bailarino), The Loyd (banda feirense), Beto, Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (Oliveira de Azeméis) e Orquestra de Steel Drums da Escola Profissional de Música de Espinho.
Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, este concurso, de âmbito concelhio, visa incentivar diferentes talentos e promover o espírito competitivo dos jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário em diversas áreas de estudo. Visa ainda promover valores culturais e artísticos junto dos jovens do concelho e incentivar o gosto pelas artes performativas, potenciando e divulgando a criação artística local.

Sem comentários: