quinta-feira, 21 de março de 2013

Município da Feira reforçou cooperação institucional e económica com Marrocos

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira assinou, dia 15 de março, em Marrocos, um protocolo de cooperação com a Comunidade Urbana de Kenitra, perspetivando o reforço de laços institucionais que favoreçam a cooperação em diversas áreas, nomeadamente económica, cultural, social e desportiva.


A delegação feirense foi recebida ao mais alto nível, nomeadamente pelo presidente de Kenitra e Ministro dos Transportes de Marrocos, Aziz Rabbah, pelo representante do Governo marroquino na região, Idriss El Khazzani, tendo ainda estado presente na cerimónia de assinatura a embaixadora de Marrocos em Portugal, Karima Benyaïch.

No regresso a Santa Maria da Feira, os autarcas trouxeram na bagagem alguns projetos que deverão ser concretizados brevemente na área cultural. Para os empresários que integraram esta missão, esta visita foi uma oportunidade para conhecerem as potencialidades do mercado marroquino e estabelecer contactos com empresários locais. Alguns deles já confirmaram que vão regressar brevemente.

No seguimento de contactos institucionais já estabelecidos, ambos os municípios estão a trabalhar no sentido de reforçar a presença da cultura árabe na próxima edição da Viagem Medieval, nomeadamente através da participação de um artesão de Kenitra no Mercado Árabe (Sukh), espaço onde se perspetiva ainda a instalação de um restaurante árabe durante o evento, estando ainda prevista a participação de um grupo de animação itinerante no evento. A embaixadora de Marrocos em Portugal já confirmou presença na próxima edição da Viagem Medieval.

Na área desportiva, a visita a Kenitra ficou marcada pela assinatura do memorando de entendimento entre o Kenitra Athletic Club (KAC) e o Clube Desportivo Feirense, tendo em vista a realização de intercâmbios entre ambos os clubes, ao nível de dirigentes e jogadores. Reconhecendo a qualidade das infraestruturas desportivas do CD Feirense, os dirigentes do KAC manifestaram vontade em aprender com a experiência do Feirense. 

Na área da Educação, a delegação visitou escolas de diferentes níveis de ensino, perspetivando-se o estabelecimento de protocolos de colaboração e parcerias para realização de intercâmbios e troca de experiências, que poderá estender-se também ao Conselho Municipal da Juventude.Na área económica, esta visita a Marrocos serviu essencialmente para os 11 empresários feirenses estabelecerem contactos, formais e informais, com empresários locais, permitindo-lhes fazer a prospeção de um mercado que desconheciam até agora e avaliar as reais possibilidades e interesse em aumentar as suas exportações através de parcerias com Marrocos, considerado a porta do mercado africano.


Nesta primeira visita dos empresários a Marrocos, o Município de Santa Maria da Feira voltou a assumir o papel de facilitador no encontro de parceiros, ajudando as empresas do Concelho a internacionalizar os seus negócios, tal como aconteceu com as missões empresariais realizadas à Venezuela, a Moçambique e a França. Kenitra foi apresentada como uma cidade que oferece grandes oportunidades de investimento e de negócios, proporcionadas sobretudo pela sua zona franca, considerada a maior de África (380 hectares), bem como pelas potencialidades agrícolas e ao nível dos serviços. Próxima de grandes centros, como a capital Rabat, Casablanca e Tânger, Kenitra é definida pelos seus responsáveis políticos como uma cidade jovem, empreendedora e com grande abertura para a cooperação.

A delegação que visitou Marrocos foi liderada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e integrava também o vereador que tutela a pasta de Administração, Finanças e Desenvolvimento Económico, Celestino Portela, e a vereadora da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro. Empresários e autarcas feirenses foram unânimes nos elogios à forma como foram recebidos em Kenitra, destacando o espírito acolhedor dos anfitriões e de toda a população da cidade, que manifestaram uma grande vontade em dar a conhecer a sua cultura, tradições e gastronomia.
 

Sem comentários: