terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Imaginarius em ciclo de workshops na África do Sul

Representando o Festival Imaginarius na equipa artística do projeto transnacional Urban Ballets, o responsável pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Aleksander Caric Zar, participou, juntamente com artistas da Irlanda, Brasil, França e África do Sul, num ciclo de workshops dedicado às danças urbanas e à construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, realizado na África do Sul. 


A formação decorreu entre 21 e 26 de janeiro, na cidade sul-africana de Grahamstown, com representantes de todos os países que fazem parte do projeto Urban Ballets, do qual é parceiro o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

O ciclo de workshops culminou com uma parada de rua, permitindo mostrar à população local o resultado do trabalho realizado por este grupo de bailarinos, cantores, coreógrafos e músicos que integram a equipa artística do Urban Ballets - projeto transnacional, apoiado pelo Programa Cultura da União Europeia.

O Urban Ballets é uma rede bailarinos e músicos que trabalham no espaço público, na vertente de danças urbanas, que visa, por um lado, divulgar o património cultural e artístico da África do Sul na Europa e, por outro, consolidar intercâmbios e promover a circulação de artistas e projetos entre ambos os territórios.

Partindo de um reportório e de uma coreografia comuns, o projeto Urban Ballets será adaptado à cultura de cada território, envolvendo a participação das comunidades locais. O espetáculo vai circular pelos festivais das quatro cidades envolvidas: Carnaval des Deux Rives (Bordeaux – França), Festival Imaginarius (Santa Maria da Feira - Portugal), Carnaval de Belfast (Belfast - Irlanda do Norte) e National Arts Festival (Grahamstown - África do Sul).

A 13ª edição do Imaginarius realiza-se de 24 a 26 de maio de 2013, no centro histórico de Santa Maria da Feira, numa organização da Câmara Municipal e empresa municipal Feira Viva.

Sem comentários: