domingo, 13 de janeiro de 2013

História das Fogaceiras contada a mais de mil crianças de escolas do Concelho

Até 15 de janeiro, técnicos do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira percorrem escolas EB1 de todo o Concelho para sensibilizar as crianças para a importância da Festa das Fogaceiras, tradição secular com 508 anos, celebrada anualmente a 20 de janeiro, feriado municipal. Esta sessão é dirigida a crianças do 3º e 4º ano de 56 turmas, abrangendo mais de mil alunos.

A partir de um curto vídeo promocional, intitulado “O orgulho de ser fogaceira”, e de uma contextualização histórica da festa, os técnicos da Autarquia reiteram o convite a todas as crianças para assistirem à festa e reforçam, junto das meninas, a importância de serem fogaceiras e de assumirem um lugar de destaque na festa, ao desfilarem no Cortejo Cívico e na tradicional Procissão, vestidas e calçadas de branco, com a fogaça à cabeça.
No final de cada sessão, as crianças são convidadas a construir a sua versão da história da Festa das Fogaceiras, recorrendo a uma sopa de letras com conjunto de palavras-chave que lhes permitirão juntar os factos mais relevantes alusivos a esta festividade.

Sem comentários: