quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fogaceiras desfilam domingo em S. M. da Feira com "maior devoção" contra o desemprego

O centro histórico de Santa Maria da Feira recebe domingo centenas de meninas vestidas de branco para o desfile das Fogaceiras, que, segundo a responsável pelo evento, merecerá este ano "devoção maior, contra o flagelo do desemprego".
Cristina Tenreiro, que coordena a programação da Festa das Fogaceiras enquanto vereadora da Cultura na autarquia local, declarou hoje à agência Lusa que espera, este ano, "uma participação muito maior do que é costume, porque o cortejo será ao domingo e as pessoas vão ter mais disponibilidade para vê-lo com a família".
Milhares de visitantes são esperados, assim, na cidade durante o feriado municipal que, cumprindo uma tradição já com 508 anos, leva cerca de 200 "donzelas virgens em idade casadoira" a oferecerem a S. Sebastião uma fogaça, que é o pão doce regional com que os populares agradecem ao mártir a proteção por mais um ano a salvo da peste negra.
Este ano, contudo, há outra bênção a pedir ao padroeiro. "Temos que ter uma devoção ainda maior", explica Cristina Tenreiro, "porque o principal flagelo agora é o desemprego e temos que encontrar forças para resistir às dificuldades e para encontrar novas formas de as enfrentar".
A primeira parte da Festa das Fogaceiras ocorre de manhã, com as meninas a saírem da Câmara Municipal em direção à Igreja Matriz, para a missa de bênção das fogaças. Desta vez, contudo, "a cerimónia religiosa vai ser um bocadinho diferente, porque o altar está a ser restaurado e a estética do local vai ter que ser alterada".
Terminada a eucaristia, as fogaças ficam à guarda da igreja, mas, às 15:00, voltam a sair do edifício à cabeça das crianças, que as levam a desfilar em torno do centro histórico da cidade - que a vereadora garante que "já está preparada para receber muita gente".
No final das cerimónias, o pão doce é então distribuído e, se antigamente era fatiado para distribuição pelos pobres e pelos presos, agora a divisão faz-se de outra forma: "Das fogaças do cortejo, fica uma para cada menina levar para casa e depois há umas 800 que a Câmara distribui pelo comando militar, pela sede da Igreja no Porto, e por autarcas e outros convidados presentes na cerimónia".
O programa da Festa das Fogaceiras não se limita, contudo, às cerimónias de cariz religioso, envolvendo várias outras atividades de caráter desportivo, recreativo e cultural, como é o caso do teatro de revista em cena às 21:00 de sábado e domingo no Cineteatro António Lamoso.
As restantes opções incluem ainda a exposição coletiva de pintura "Panis Populi - Ilusão, Partilha e Emoção", patente até 26 de janeiro na galeria da Biblioteca Municipal, e as visitas temáticas "S. Sebastião - Uma devoção concelhia", disponíveis até 31 de janeiro no Museu de Santa Maria de Lamas.
No centro da cidade da Feira está já montada a Feirinha da Fogaça, onde os membros da Associação de Produtores de Fogaça têm à venda os seus produtos até domingo. No sábado o Largo Gaspar Moreira recebe a "Feirinha pela Noitinha", dedicada ao artesanato e a artigos em segunda mão.
Sábado há ainda um Raid à Fogaça, organizado pelo Clube Desportivo Feirense, realizando-se ainda mais um capítulo de entronização da Confraria da Fogaça.

@ Porto Canal

Sem comentários: