domingo, 25 de novembro de 2012

Pela Requalificação do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira



Há muito que o estado de conservação e a utilização do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira são postos em causa. Mesmo com a condição de monumento em vias de classificação, nada muda num espaço que morre a cada dia.


Por várias vezes se ouviram promessas, soluções, ideias e compromissos, mas a cada ano o espaço ganha cada vez mais apatia, (des)utilidade e mesmo abandono. As lojas vão fechando… a utilização para outros fins nunca chegou... a requalificação foi ficando no fundo de umas quantas gavetas.

O espaço desenhado por Fernando Távora, continua a fazer parte de inúmeras aulas de arquitectura, sem que isso seja impulso para nova vida, nova utilização.

Para lutar contra esta sina de morte, nasceu um novo movimento em Santa Maria da Feira. No Facebook já ganha vida um espaço pela “Requalificação do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira.

O dinamizador do movimento promete actividades várias nos próximos meses, fazendo prova da utilidade artística, cultural e criativa de um espaço que já de puro comércio, mas que terá de dar cartas noutros domínios.

Sem comentários: