quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Avaliação dos Principais Espetáculos de Animação da Viagem Medieval 2012



Entre 17 de Agosto e 9 de Setembro de 2012, a Bússola | Plataforma para o Desenvolvimento Artístico e Cultural promoveu, através da ferramenta GoogleDocs, um sistema de avaliação pública dos principais espetáculos de animação da Viagem Medieval 2012, publicitado através das redes sociais e do Blogger. O projeto consistiu numa abordagem piloto, com todas as condicionantes inerentes à metodologia de avaliação utilizada [à posteriori] e a eventuais viés de memória que pudessem ocorrer devido a essa condicionante metodológica. De qualquer forma, consideramos de todo pertinente a compreensão da opinião do público, pelo que as mais-valias do conhecimento dos resultados superam largamente eventuais limitações de método.

Contamos com 211 respostas às questões colocadas e que consistiram numa avaliação direta, numa escala de 0 a 5, para cada uma das propostas em avaliação, apresentadas por ordem alfabética [A Investida, In Illo Tempore, Juízo de Deus, MeZcla, Na Sombra de Meu Pai, O Segredo da Floresta, Torneio].
De forma a evitar eventuais mal entendidos, optou-se por não efetuar a triagem dos dados obtidos, sendo que os interferentes e outliers não foram ignorados na avaliação final. Por outro lado, tal atitude permite-nos uma compreensão mais correta de outras variáveis menos concretas e que a olho seriam de difícil perceção.

Da abordagem imediata poderemos observar a vantagem do espetáculo “Na Sombra de Meu Pai”, com uma média de 4.06, segue-se “A Investida” com 3.92, sendo a última posição ocupada pela “MeZcla” com um resultado de apenas 2.80, tal como se pode observar no gráfico seguinte.



Com a realização deste projeto e a divulgação pública dos resultados, pretendemos contribuir para uma melhor perceção da apreciação do público face aos projetos de animação desta edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, possibilitando a construção de um percurso de melhoria contínua para as próximas edições do evento e com isso a elevação dos patamares de satisfação ao longo dos próximos anos.


Sem comentários: