segunda-feira, 6 de agosto de 2012

the LOYD preparam novo álbum


A banda feirense the LOYD está de volta com um novo trabalho. Ou melhor, está quase aí com o seu segundo álbum. 

Durante o último ano, verificou-se uma pausa nos concertos para que o trabalho criativo dos últimos anos pudesse ser materializado em estúdio. E, nas últimas semanas, tal aconteceu. 

Há alguns dias, em pleno burburinho dos ensaios gerais da Viagem Medieval, lá me sentei para ouvir, digerir, compreender e comentar a versão em bruto, ainda, sem arranjos finais do resultado de estúdio.

Ouvidos os 10 novos temas, que se irão somar ao já anunciado “Test Your Temper” e cujos nomes ficam ainda guardados, resta uma sensação de grandiosidade musical. A marca muito característica da banda está claramente presente: não há dúvida que se trata dos the LOYD, mas sem que isso represente uma perda da identidade dos temas, em função de um “carimbo” de banda.

Pude escutar um rock mais puro, com espantosas e sonantes melodias, num alinhamento que nos remete para os grandes álbuns de uma experiente e pedalada banda. Na verdade, tudo acontece em Santa Maria da Feira… nas ruas de sempre, com as pessoas de sempre. O que quererá isto dizer?

Quanto às músicas, encontramos uma coesa integridade da linha sonora entre as faixas, sem nunca entrar em lugares comuns, nem replicação de temas. Verifica-se uma portentosa maturação de conceitos, dando menos importância aos artifícios e conquistando um projecto de rock mais cru, numa sonoridade fabulosa e de uma energia contagiante.


A isto, some-se o conceito totalmente independente da banda que dá a cara pela sua cidade, sem apoios de qualquer índole, traçando o seu percurso pela acção do esforço e do talento. Com isto, fica uma certeza: serão certamente singles de peso, aqueles que se esperam ouvir nas maiores rádios nacionais… e não só.

Entretanto, esperemos poder marcar encontro com os the LOYD nos grandes palcos deste país e, porque não, do Mundo?

Fiquem atentos, nas próximas semanas cá deixarei as novidades destes talentos feirenses, com a banda em nome próprio no Krónikas Feirenses deixando o registo do novo álbum e dos projectos futuros.

ROCK ON

Sem comentários: