sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Américo Santos responsável por ciclo de cinema brasileiro na Guimarães 2012

O cinema brasileiro está em destaque em Guimarães 2012, no mês de Setembro, com dois ciclos, e a música continua a encher o calendário da programação com destaque para a presença da violinista Viktoria Mullova e de Howe Gelb.
O "Novíssimo cinema brasileiro" é o título do primeiro ciclo deste mês, que, entre 09 e 13 de setembro, dá a conhecer algumas das películas mais recentes deste país, numa programação definida por Américo Santos, do Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em sessões a decorrer no São Mamede.
São cinco filmes nunca estreados em Portugal, o mais antigo de 2007, que, segundo o programa, saem das mãos de "jovens cineastas que recusam um olhar televisivo e procuram retratar um Brasil sem enfeites, sem clichés".
A mostra abre com "Riscado", de Gustavo Pizzi, seguindo-se, a 10, "O Céu sobre os ombros", de Sérgio Borges, que aborda o mundo da prostituição e da transexualidade.
A 11 de Setembro, a noite é para ver "A falta que nos move", de Christiane Jathay e, a 12, um filme que retrata o pesadelo social brasileiro, "A casa de Alice", realizado por Chico Teixeira.
O ciclo encerra com um "road movie", "Além da Estrada", a estreia de Charly Braun, que recolheu alguns prémios em vários festivais internacionais.
É a Glauber Rocha (1939-1981), figura tutelar do "cinema novo" brasileiro, que é dedicado o segundo episódio deste mês dedicado ao Brasil, com a exibição de cinco filmes essenciais do realizador, também no São Mamede, entre 16 e 20 de setembro. O seu primeiro filme, "Barravento", abre a mostra, seguindo-se "Deus e o diabo na terra do sul", um retrato da pobreza e da violência no nordeste brasileiro.
"Terra em transe", o filme que o consagrou, ao receber em Cannes, em 1967, o Prémio da Crítica, é exibido a 18 de Setembro, seguindo-se "António das mortes", também premiado em Cannes, mas com o prémio para a melhor realização.
O ciclo encerra com a "Idade da Terra", justamente o último filme do realizador e um dos mais polémicos da sua carreira.
A mostra decorre em parceria com a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, que vai exibir as mesmas obras do cineasta.

@ Porto Canal

Sem comentários: