sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rentrée do BE este ano é em Santa Maria da Feira, com a realização do Fórum 'Novas Ideias para a Esquerda'

O Bloco de Esquerda vai organizar de 31 de Agosto a 2 de Setembro na Escola Secundária de Santa Maria da Feira a 6ª edição do Fórum “Novas Ideias para a Esquerda”, Socialismo 2012. Este é um Fórum de Ideias aberto e plural sobre Política, História, Ciência, Cultura e Sociedade. No seguimento das anteriores edições serão organizados cerca de 50 debates, seminários e workshops que, ao longo de três dias, permitirão aprofundar ideias, porque o Socialismo também precisa de ser pensado. A entrada é livre, a participação também. 


Esta é a primeira vez que o Fórum Novas Ideias para a Esquerda é realizado no distrito de Aveiro. A abertura do mesmo, no dia 31 de Agosto às 21h30 estará a cargo de Luís Fazenda (líder parlamentar do BE), Alda Sousa (eurodeputada pelo Bloco) e Pedro Nuno Santos (deputado do PS). 
Durante os dias de sábado e domingo realizar-se-ão cerca de 50 debates, workshops e mesas redondas sobre xenofobia, armamento, trabalho sexual, reabilitação urbana, lei dos compromissos, parcerias público-privadas, feminismo, precariedade, crise financeira, crise de 1929, literatura, ecologia e ambiente, serviço nacional de saúde, salazarismo e marcelismo, educação e escola pública, legalização das drogas leves, memorando da troika, direitos dos animais, justiça, ensino superior, austeridade e a alternativa. A reflexão far-se-á também em torno do legado de autores e teóricos, como Gramsci, Marx ou Karl Polanyi. Haverá lugar a workshops de teatro do oprimido e à visualização e discussão de filmes. 
De salientar a presença e participação de oradores como Alexandra Oliveira (investigadora na área da prostituição de rua), Sousa Dias (professor de filosofia e autor de livros sobre a obra de Deleuze e de Marx), Júlio Machado Vaz (sexólogo), João Salaviza (realizador, vencedor do festival de Berlim), José Castro Caldas (economista e investigador), Celso Cruzeiro (advogado), entre tantos outros. 
O encerramento do Fórum Novas Ideias acontece no dia 2 de Setembro, domingo, às 18h, com Pedro Filipe Soares e Francisco Louçã. 
Este é um espaço de reflexão e de debate que se quer aberto, plural e democrático, porque não há esquerda sem democracia, sem discussão sem crítica. É também um espaço de determinação por um outro mundo, porque não há esquerda sem alternativa.

Pela Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Sem comentários: