quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caiu o "A" da Low-Costa.Come


A cadeia de padarias de baixo custo inicialmente designada 'Low-Costa.Come' teve que prescindir da letra 'A' no registo de propriedade, depois de a multinacional Costa Coffee ter interposto uma acção judicial por «colagem» à marca de origem italiana.
Paulo Costa é o criador do conceito de padarias que aposta em atendimento self-service e louça descartável para garantir café a 40 cêntimos e pão a oito, e, a propósito do lançamento do primeiro franchising daquela marca portuguesa, revelou à Lusa: «A expressão ‘Low-Costa' tem a ver com o meu nome e eu nem sequer conhecia o Costa Coffee, que, pelos vistos, é uma espécie de Starbucks com umas 1.000 lojas em vários países».
Para o empresário e formador na área da Pastelaria, «quase ninguém conhece a marca Costa Coffee», mas «a verdade é que eles se sentiram muito ofendidos, acharam que houve aproveitamento do nome deles, apareceram com um dossier com centenas de páginas e o tribunal [de Propriedade Intelectual] deu-lhes razão».
Recorrer da decisão ainda foi uma hipótese a considerar, mas Paulo Costa preferiu não correr riscos. «Podiam proibir-me de usar a marca durante não sei quantos anos e eu ficava com a casa fechada e sem poder avançar com o ‘franchising’».
Para o gerente das padarias de baixo custo, o melhor ainda é encarar a situação com sentido de humor: «Temos é que ficar todos contentes por termos chamado a atenção de um gigante destes. Andava eu sossegado na minha vida a pensar que ninguém dava por mim e afinal descubro que até sou gente e incomodo qualquer coisinha».
'Low-Cost.Come' é agora o nome oficial da cadeia de padarias com estabelecimentos em Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira - concelho esse onde há dois espaços da marca, sendo que um é explorado por Paulo Costa e o outro, a inaugurar na quinta-feira, será o primeiro em regime de franchising.
No que se refere à imagem gráfica da marca portuguesa, o espaço antes ocupado pela letra 'A' está agora ocupado pelo desenho de uma fatia de pizza, com a parte mais larga na base e a ponta apontada para cima.

@ SOL

Sem comentários: