quinta-feira, 21 de junho de 2012

Saudosismo da Música que celebra o Verão


Chegou o Verão e eis que regressam os saudosismos… por toda a Europa (errado, hoje falamos já de um evento à escala mundial), hoje, comemora-se a “Fête de la Musique”. 
Há mais de uma década, a Feira aderiu à Associação Festa Europeia da Música, como o único membro português… mas nunca a essência cá chegou por completo. Ao longo de alguns anos se foram perfilando alinhamentos de meros concertos de palco, inicialmente multicêntricos e mais tarde em contexto de “festival”, abarcando vários dias em torno do 21 de Junho. Erro mais do que certo… e ficou patente. 
Deixou-se morrer um projecto cultural único e que a ser levado nos conceitos da sua génese poderia ser imponente e minimalista em termos de custos e duração: 21 de Junho. Olhemos para os Encontros com a Música, que em Outubro saem à rua, e compreenderemos que afinal já se atingiu em parte o conceito (embora se possam referir diferenças estruturais gigantescas, com destaque para a duração), mas perdemos o barco da “Fête de la Musique”. Será?
Este ano limito-me ao saudosismo de um projecto especial, que por cá nunca foi devidamente explorado, até ao seu silenciamento, na esperança de um reencontro futuro, mas na rua (mesmo sem palcos), nos cafés e nas lojas, num dia de intensa partilha musical, celebrando o solstício de Verão, como Jack Lang e Maurice Fleuret o conceberam. Será que a própria Caixa das Artes não poderá ter uma palavra a dizer, dada a sua pluralidade de intervenção, num projecto desta natureza?

Sem comentários: