sexta-feira, 22 de junho de 2012

Feirense: VERDADE DESPORTIVA e INTEGRIDADE

Imagem: A Bola

Comunicado à comunicação social divulgado em conferência de imprensa, realizada hoje às 15:00Horas no Auditório da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

VERDADE DESPORTIVA e INTEGRIDADE


O Clube Desportivo Feirense é uma instituição de utilidade pública que, ao longo da sua história, sempre atuou de acordo com princípios e valores de que muito se orgulha, como a exigência, a seriedade e a integridade. Procurando honrar esse passado, os seus actuais dirigentes continuam a entender que essa é a única forma de estar no Futebol e na vida.

Durante a época 2011/2012, o C. D. Feirense disputou a 1.ª LIGA, pagando atempadamente os salários dos jogadores e cumprindo escrupulosamente todas as suas obrigações legais e regulamentares.

Sucede, porém, que a disputa do campeonato não foi feita em igualdade de circunstâncias com todos os outros participantes. Foi publicamente noticiado – sem registo de desmentidos - que certos Clubes e SADs, de forma clara e inequívoca, não cumpriram com as suas obrigações. Mais, o C. D. Feirense tem plena convicção que, se tivessem sido aplicados os regulamentos durante a época de 2011/2012, a classificação final da 1ª LIGA teria sido necessariamente diferente.

E não se trata apenas a existência de salários em atraso; há muitas outras situações de incumprimento que se verificam no futebol português e que tiveram influência decisiva no desenrolar das competições.

A LPFP, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, exerce poderes públicos relativamente às competições profissionais, tendo as competências de organizar e regulamentar as competições de natureza profissional, de exercer relativamente aos seus associados as funções de controlo e supervisão, de definir os pressupostos desportivos, financeiros e de organização de acesso às competições profissionais e de fiscalizar a sua execução pelos participantes.

Face aos factos que ocorreram na época desportiva que está a terminar e que são do conhecimento público, é fundamental que a LPFP seja escrupulosa na exigência que fará aos candidatos que pretendem participar nas competições profissionais da próxima época.

De facto, a verdade desportiva não se circunscreve ao que se passa nas quatro linhas do jogo, pelo penalty que foi ou não marcado, ou pelo fora-de-jogo que foi ou não foi assinalado. A verdade desportiva começa muito antes dos jogos se disputarem. Só há verdade desportiva se todos os participantes competirem - uns com os outros - em situação de igualdade, no que respeita ao cumprimento das suas obrigações legais e regulamentares, acatando inequivocamente o conjunto das obrigações impositivas com que, à partida, se comprometeram e aceitaram competir. Se a LPFP não tomar as decisões que se impõem, na próxima época, os problemas irão agravar-se, tal como os incumpridores irão continuar a adulterar a verdade desportiva das competições. A LPFP tem todas as informações relativamente aos Clubes e SADs, para poder verificar quem são os cumpridores e quais os que não são. A LPFP não tem como ignorar quais são os Clubes e SADs que têm condições para participar em competições profissionais e aqueles que não reúnem essas condições. E tendo este conhecimento, se não agir em conformidade, a LPFP será responsabilizada por não querer exercer as funções que legalmente lhe estão atribuídas.

Assim sendo, o C. D. Feirense espera e exige que a LIGA seja escrupulosa na verificação dos pressupostos legais e regulamentares exigidos aos candidatos a participar na 1ª Liga, garantindo assim que só serão aceites os Clubes e SAD que tenham condições desportivas, económicas, financeiras e de organização para participar numa competição profissional. Só assim poderão assegurar a todos os portugueses que esses Clubes e SAD estão em condições de, na próxima época, disputarem a competição com lealdade e em igualdade de circunstâncias, assegurando assim as tão desejadas verdade desportiva e integridade. Caso contrário, a próxima época estará irremediavelmente viciada desde o início.

O C. D. Feirense está absolutamente seguro de que reúne essas condições e apresentou, dentro dos prazos fixados pela LPFP, todos os documentos necessários ao processo de candidatura, cumprindo todos os pressupostos exigidos, independentemente de concordar ou não com eles.

Se, ao contrário do que se espera e deseja, a LPFP não tomar as decisões que se impõem, alternativa não restará ao C. D. Feirense que não seja recorrer aos meios legais e regulamentares que se mostrem necessários e adequados para acautelar os seus direitos e irá requerer audiências à Federação Portuguesa de Futebol e à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura - Grupo de Trabalho de Desporto, no sentido de participar todas as irregularidades que se venham a apurar.

A Presidência da Direcção

Porto, 22 de Junho de 2012

Sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Sem comentários: