sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ano Europeu do Envelhecimento Activo

Iniciativas culturais, desportivas e recreativas em várias freguesias vão assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações (AEEASEG) no concelho de Santa Maria da Feira.

O presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques, sublinha que a preocupação em desenvolver um trabalho contínuo junto da população sénior concelhia não representa uma novidade nem um desafio recente para o Município.”Desde o ano 2000 que temos vindo a traçar uma intervenção estratégica junto desta população, tendo o concelho de Santa Maria da Feira desenvolvido e implementado, desde 2008, o primeiro Plano Estratégico do País nesta área, em colaboração com a UNIFAI, unidade de investigação especialista na área o envelhecimento”, frisou o autarca.
Do programa do AEEASEG faz parte a constituição do Fórum Sénior Municipal, estrutura criada com o objectivo de constituir um grupo sénior com voz activa no processo de tomada de decisão das questões locais e com participação na definição de estratégias e políticas locais. Prevista está também a realização de vários ciclos de workshops, uns inter-geracionais, outros sobre diabetes, voluntariado e segurança rodoviária.
O calendário de iniciativas integra ainda um tributo aos cuidadores, a implementação de um Programa de Voluntariado de Proximidade Inter-geracional, a constituição de um programa de termalismo sénior e outro de turismo sénior e a realização de sessões de informação sobre educação para o consumo na terceira idade. Para além destas acções internas, o Município vai associar-se às comemorações a desenvolver pela AMP – Área Metropolitana do Porto, EDV – Entre Douro e Vouga e AMTSM – Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.
Os parceiros da Rede Social, nomeadamente entidades de apoio social, também planificaram um conjunto de acções, enquadradas no programa do AEEASEG. Jogos tradicionais, contos de seniores para crianças, comemoração de efemérides, sessões de cinema e poesia, recriações, teatro, passeios, noites de fados, festas populares, intercâmbios, acções de voluntariado, visitas e magusto são alguns exemplos.
Este programa pretende responder ao apelo deste Ano Europeu, consolidando as actividades já desenvolvidas pelo Município e parceiros da Rede Social, criando novas medidas de política social, permitindo desenvolver valores como a solidariedade inter-geracional, a não-discriminação, a independência, a participação, a dignidade, os cuidados e a auto-avaliação das pessoas idosas, concorrendo para o desenvolvimento harmonioso no nosso Concelho, facilitando a criação de uma cultura de envelhecimento activo baseada numa sociedade para todas as idades.

Sem comentários: