segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Verdade da Mentira

Liga Zon Sagres - 27ª Jornada
Estádio Marcolino de Castro  -  Santa Maria da Feira
Sábado, 05 de Maio -  20h30m

CD FEIRENSE, 1  -  V. Guimarães, 3

A Verdade da Mentira
Mais um resultado mentiroso “impulsionado” por outros actores da “verdade desportiva”
Sim, é verdade que o V. Guimarães não falhou as oportunidades de golo de que dispôs: esforçou-se por fazer o que lhe competia. Sim, é verdade que o CD Feirense, não concretizou todas as oportunidades de golo de que dispôs: não conseguiu fazer tudo o que lhe competia, mas esforçou-se arduamente. Sim, é verdade que o árbitro falhou num momento crucial do encontro, ao não assinalar grande-penalidade claríssima, cometida por Edgar sobre o capitão Luciano, a escassos minutos do fim: não fez o que lhe competia e não há sinal de que se tenha esforçado por isso.

CD FEIRENSE – um “caso de estudo”
O “erro” de arbitragem (??!!)  -  desta vez protagonizado por Hugo Miguel  -  ilustra apenas mais um episódio de uma saga em que outros actores têm reservado para si papel de preponderância, não se coibindo, com isso, de marcar a “verdade desportiva” com o seu próprio ferrete; tal como se uma vertigem se lhes apoderasse da raiz do discernimento, acabando por toldar-lhe a capacidade de interpretação das regras do futebol, aplicando-as ao sabor do momento e do emblema das camisolas.
Para só falar nos mais recentes, foi assim nos últimos jogos em casa com o Olhanense ou a Académica (pois claro!...); foi assim no recente jogo com o Rio Ave (pois claro!...) em que se “escreveu história” e fez jurisprudência, através da marcação (contra o Feirense, claro!...) de um dos penaltis (??!!) mais ridículos já vistos em jogos da 1ª Liga.
E tudo isto acontece a um Clube de comportamento exemplar, quase-obsessivamente cumpridor das regras que supostamente são (deveriam ser) iguais para todos; e num momento em que decorrem petições acerca da instituição da “verdade desportiva” e em que prevaricadores são premiados com a cobertura de um manto diáfano, a um mesmo tempo de silêncio e conivências e a produção de cortinas-de-fumo e “fait-divers” destinados a desviar as atenções da verdadeira questão.
Por tudo isto e muito mais que a seu tempo se verá, o CD Feirense já merece ser um “caso-de-estudo”, face a um historial imaculado em termos de assunção de compromissos, factor que  -  vejam lá!...  -  só o têm penalizado ao longo de décadas.
Entretanto, os trovadores de serviço seguem cantando loas à verdade desportiva…

Pode não parecer, mas esta é mesmo a crónica do jogo com o Vitória de Guimarães. Sim, falhámos oportunidades de golo; mas, mais uma vez, não foi por aí que perdemos o jogo…

@ Site Oficial Clube Desportivo Feirense [e eu subscrevo na totalidade esta crónica que apenas peca por tardia]

Sem comentários: