quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ferreira de Almeida Conquista 2º Lugar n' O JOGO das Escolas


Estreado em Portugal em 1984, o filme João Broncas, avançado fura-redes, ficou na memória de muitos dos que agora são pais dos jovens que ontem evoluíram na final, realizada em Braga, da 3ª edição de O JOGO nas Escolas. E vem isto a propósito porque a grande campeã - Externato Vila Meã - tem também um João que é guarda-redes... fura-redes. Explicamos: O jovem atleta é ponta de lança nos iniciados do Vila Meã, mas a sua desenvoltura levou-o à baliza, de onde marcou um punhado de golos. E foi ele que defendeu a penalidade que espoletou a festa rija na final. "De facto, ele remata muito bem", salientou o professor e treinador André Ramos, recordando, ainda o bom desempenho do Externato nesta iniciativa de O JOGO. "Participamos duas vezes: na primeira fomos vice-campeões distritais e vice-campeões nacionais; este ano fomos duplamente campeões: distritais e nacionais", anotou, com regozijo.
O finalista vencido estava desolado, até por ter apresentado um futebol enleante, estilo Barcelona. Mas insuficiente para tornear o Vila Meã. A Escola Ferreira de Almeida, de Santa Maria da Feira, é a única a poder vangloriar-se por ter chegado às meias-finais em duas edições. O ano passado, a equipa feirense alcançou, na final disputada no Porto, o último lugar no pódio, este ano subiu um degrau e promete voltar a inscrever-se na próxima edição de "uma prova a não perder".
Na derradeira fase da competição promovida por O JOGO estiveram presentes 27 equipas de todo o país, num total de 216 participantes. No Complexo Desportivo da Rodovia, em Braga, foram montadas as estruturas insufláveis em que se desenrolou a competição, palco que, no final, acabou por ser pequeno para acolher tamanha emoção, alegria e cor. A iniciativa de O JOGO fez jus ao epíteto de Braga capital europeia da juventude. 

@ O Jogo

Sem comentários: