quinta-feira, 10 de maio de 2012

BE: Ilegalidade em tourada realizada em Lourosa

No dia 6 de Maio realizou-se uma tourada em Lourosa. Esta iniciativa nada teve a ver com uma tradição enraizada no concelho de Santa Maria da Feira, mas, apenas, com a tentativa de promoção de espectáculos tauromáquicos, numa altura em que se encontram em claro contra-ciclo com a evolução da sociedade. 


Uma das provas de que não há qualquer tradição tauromáquica no concelho de Santa Maria da Feira, ou na cidade de Lourosa, é a inexistência de qualquer recinto para o efeito. Desta forma, para levar a cabo esta realização, o Lusitânia F. C. delegou numa empresa externa toda a logística e burocracia, tendo esta empresa utilizado um recinto precário para a realização da tourada. 

Durante a tourada, foi possível identificar algumas irregularidades no decorrer do evento, tendo sido os elementos da Guarda Nacional Republicana alertados para essa situação. Como é possível ver nas fotografias que seguem em anexo, os toiros foram mantidos durante toda a tarde no carro de transporte, saindo daí directamente para a arena. Desta forma, não foram respeitados os direitos dos animais, aumentando claramente os seus índices de ansiedade e de stress, sendo estes obrigados a permanecer durante várias horas num espaço que penas deveria servir para transporte e não para permanência prolongada. As fotografias em anexo demonstram a forma precária e o espaço exíguo onde permaneceram os animais. 

Quando se exigiram respostas aos elementos da Guarda Nacional Republicana, eles confrontaram o Director da Prova e o Veterinário presentes no local, que nada alteraram no que foi relatado, mantendo a situação de irregularidade. Assim, é necessário perceber qual a interpretação que as entidades públicas, nomeadamente a Direcção Geral de Veterinária, têm sobre estes acontecimentos, que não podem passar impunes.

Pelo Bloco de Esquerda Distrital de Aveiro

Sem comentários: