sábado, 19 de maio de 2012

Artes de Rua invadem Santa Maria da Feira

Com um percurso consolidado de mais de uma década na promoção das Artes de Rua em Portugal, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua continua a ser o palco privilegiado de conceituadas companhias nacionais e internacionais, que escolhem Santa Maria da Feira para apresentar os seus espectáculos, alguns deles em estreia absoluta, como acontece nesta 12ª edição.


No que se refere às produções internacionais, destaque para a participação de três companhias que vão apresentar-se em estreia nacional, com espectáculos muito ligados à tradição Imaginarius: Pan Optikum (Alemanha), com “Transition”, que encerra a noite de sexta-feira, na alameda do antigo tribunal (23h30) e repete no sábado (22h15); Grotest Maru (Alemanha), com “Timebank”, a apresentar sexta-feira e sábado, na fachada da Câmara Municipal (17h00 e 22h30); e Cirque Hirsute (França), que traz “Les Blues de La Mancha” ao jardim do antigo tribunal, sexta-feira (22h30), sábado (21h30) e domingo (16h00). De Espanha marca presença no Festival a companhia Xirriquiteula Teatre, com o espectáculo itinerante “Girafes”, a apresentar no domingo, na Praça da República e Largo Gaspar Moreira (15h00 e 17h00). Da Bélgica chegam os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra, que encerram a noite de sábado, com um concerto na envolvente da piscina municipal (00h00).

A aposta na criação nacional é uma das marcas desta edição. A coreógrafa Madalena Victorino apresenta-se pela primeira vez no Festival Imaginarius, com o espectáculo “Vale”, que lhe valeu o Prémio Autores para a Melhor Coreografia, em 2010. O espectáculo, que envolve a participação de cerca de 70 pessoas de Santa Maria da Feira, será apresentado pela primeira vez no formato rua, sexta-feira e sábado, no parque de estacionamento da Avenida Belchior Cardoso da Costa (22h00, 2 euros). Noutra adaptação para rua, a coreógrafa e performer Filipa Francisco propõe uma fusão de dança contemporânea e folclore com o espectáculo “A Viagem”, que conta com a participação de dois grupos locais: Rancho Folclórico Os Malmequeres de Lourosa e Rancho Folclórico e Etnográfico Terras de Santa Maria (Rio Meão). Apresentações no sábado (18h00) e domingo (17h00), com início na Igreja da Misericórdia.

Teatro de Ferro, a Companhia Erva Daninha, o Teatro Regional Serra de Montemuro, o Teatro a Quatro e Teatro Bandido e a Companhia Abelha Acrobática são outros projectos nacionais que marcam presença nesta edição, reforçando a vocação do Festival de promover projectos nacionais de qualidade, muitos deles em fase de afirmação.

Também as estruturas artísticas de Santa Maria da Feira vêem reforçada a sua participação nesta edição, com destaque para o espectáculo “O Comboio Fantasma de Santa Maria da Feira”, do encenador inglês Lee Beagley com grupos e artistas locais(All About Dance, Art’Encena, Saltarellus e Fórum Ambiente e Cidadania). Esta criação Imaginarius, que conta com a participação de cerca de 140 pessoas, será apresentada na sexta-feira e sábado, com início na estação da CP (22h30). De referir ainda a participação das Marionetas da Feira, Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira e Projecto EZ no Festival, três estruturas artísticas locais.

arte comunitária continua a ser uma das marcas diferenciadoras do Festival, que vem assumindo uma vincada função social e de integração pela arte. Nesta edição, são cinco os projectos que envolvem a participação de gente da comunidade, num total de cerca de 1500 pessoas.

Destaque para o projecto Imaginar o Futuro, cujo ponto alto será a Parada, Concerto e Baile, no domingo, a partir das 18h00 (alameda do antigo tribunal » envolvente da piscina municipal). O mega concerto, que encerra o Festival, será dirigido pelo maestro da Orquestra Criativa de Santa Maria da FeiraAleksandar Caric, e vai juntar cerca de 400 pessoas em palco – cordas, sopros, coros e percussão – na envolvente da Piscina Municipal (18h30). A Parada envolve a participação de mais de 400 crianças das escolas do 1º Ciclo.

Na linha de edições anteriores, o “Mais Imaginarius” - espaço de experimentação artística para jovens criadores - continua a abrir espaço a propostas arrojadas de jovens artistas, nacionais e internacionais. A programação off do Festival conta pela primeira vez com uma representação do Líbano. “Whispered Tales” é um projecto intimista da companhia Clown Me In. Uma mulher do Líbano, criadora artística, vai contar histórias do seu país, sexta-feira e sábado, em diferentes cafés da cidade.

As Conversas Imaginarius, sobre “Criação artística, comunidades locais e participação” (25 de maio) e “Especificidades da criação em espaço público” (26 de maio) e o workshop de Carlo Boso, dedicado à Comedia Dell’ Arte, são outros destaques da programação do Festival, proporcionando, as primeiras, uma reflexão em torno do papel das artes de rua na apropriação do espaço público e, o segundo, a partilha de saberes por um dos mais prestigiados encenadores do teatro europeu.

As exposições “Do Chão: Projéctil”, de Samuel Silva e Tó Maia, e “A Couve”, de João Pedro Oliveira, e as instalações de Ana Madureira (projecto Teus Imaginarius Meus) e Assembleia de Crianças (Seis Rostos, Seis Olhares, Seis Expressões, Um só Mundo) completam a programação deste ano, que pela primeira vez acolhe um mercado de rua. Dia 26 de maio, o Flea Market – Mercado da Pulga sai dos míticos espaços da cidade do Porto para se instalar em Santa Maria da Feira, das 17h00 às 23h00).

Sem comentários: