segunda-feira, 19 de março de 2012

Novo parque radical abriu no Visionarium

O centro de ciência Visionarium, em Santa Maria da Feira, inaugurou ontem o Campo Cinético, um equipamento que disponibiliza ao público 13 actividades radicais que associam ciência e lazer.
O novo parque radical funciona nos 25 mil metros quadrados dos jardins do Visionarium - Parque de Ciência do Europarque. De acordo com a actividade escolhida, o preço pode variar entre os três e os 22 euros por pessoa, havendo descontos para famílias.
A realização das actividades está a cargo da Diver - Natureza e Aventura (uma empresa da Póvoa de Lanhoso vocacionada para a gestão de áreas de lazer, como o Parque Aventura DiverLanhoso), enquanto a responsabilidade pelos conteúdos científicos cabe ao Visionarium.
De segunda a sexta-feira, o novo parque radical só está disponível para grupos escolares e empresariais, sempre mediante reserva prévia. Aos fins-de-semana e feriados abre ao público em geral, bastando “aparecer e escolher que actividades experimentar”.
Optando por BTT, os participantes poderão pedalar pela mata do Visionarium e ficar a conhecer o funcionamento das engrenagens da bicicleta, vendo de que forma o movimento é transmitido através das suas correntes. Já optando pela canoagem no lago, os tripulantes poderão inteirar-se das regras do movimento de propulsão, ficando a perceber o Princípio de Arquimedes e como é que os barcos flutuam na água.
A combinação de teoria e prática aplica-se a todas as outras actividades do Campo Cinético: na escalada, por exemplo, referem-se os princípios da força gravítica e do efeito roldana, no ‘slide’ abordam-se questões relacionadas com o plano inclinado e o movimento uniformemente acelerado, na carreira de tiro com arco discute-se a Força Potencial Elástica e o Paradoxo do Arqueiro e na orientação o tópico é a declinação magnética que faz funcionar as bússolas, distinguindo-se entre Norte Magnético e Norte Geográfico.
Em painéis informativos ou em conversa com os orientadores das actividades, outros conceitos científicos são ainda mencionados em relação ao ‘paintball’, à caça ao tesouro, aos jogos tradicionais, aos insufláveis, à bola Zorb e a outros jogos nocturnos, seja a título individual, seja nos pacotes Aventura ou Ciência + Aventura.

@ Diário de Aveiro

Sem comentários: