sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Proteção Civil lança projeto para escolas em Santa Maria da Feira

O projeto dirigido às escolas dinamizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feira ajuda a "formar cidadãos ativos e participativos", afirmou o vice-presidente da autarquia, Emídio Sousa.

"A melhor forma de cada um poder intervir é, em primeiro lugar, estar bem informado no que respeita aos riscos existentes e aos procedimentos a ter em caso de acidente. Neste âmbito, as comunidades escolares constituem pólos dinamizadores de informação e formação, cujo alcance não se limita ao espaço escolar", disse o autarca, titular da pasta de Obras Municipais, Proteção Civil e Ambiente. 
Intitulado "A Proteção Civil e as Escolas – um caminho em comum", o projeto visa "sensibilizar e consciencializar alunos, professores, não docente e pais para os riscos a que estão sujeitos e, simultaneamente, alertar para as medidas de autoproteção e prestação de socorro". 
A iniciativa engloba um conjunto de atividades formativas, informativas e pedagógicas, a realizar ao longo do presente ano letivo, em estreita articulação com os diversos protagonistas na área da segurança, emergência e socorro, designadamente bombeiros, Cruz Vermelha, GNR e PSP. 
O comandante operacional municipal, Eduardo Neves, destaca o envolvimento dos agentes da Proteção Civil: "Apesar dos escassos recursos de que dispõem, todos eles acolheram este projeto de braços abertos, respondendo de forma muito positiva e proactiva ao desafio que lhes lançámos". 
O projeto contempla 12 atividades, ajustadas aos respetivos públicos-alvo - exercícios de evacuação/simulacros; exposição de viaturas de emergência e socorro; visitas ao quartel da GNR; visualização de filmes sobre sismos e evacuação de escolas; concursos escolares; edição de boletim escolar; histórias sobre biodiversidade; atividades pedagógicas; ações de formação; sessões sobre segurança laboral e rodoviária; conselhos sobre segurança; e comemoração do Dia Mundial da Floresta.

@ Notícias de Aveiro

Sem comentários: