segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projecto educativo apresentado na Coreia do Sul

O Município de Santa Maria da Feira vai estar representado no XII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, de 26 a 28 de Abril, na Coreia do Sul, com o projecto educativo “BIOdiversidade”, desenvolvido pelo Centro de Recursos Educativos Municipal em parceria com o Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico.

Desenvolvido no âmbito das comemorações do Ano Internacional para a Biodiversidade, este projecto educativo municipal, que envolveu cerca de 8500 crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do Concelho, teve como grande objectivo envolver toda a comunidade escolar nas comemorações desta efeméride.
Esta experiência proporcionou o contacto das crianças com diferentes actividades multidisciplinares e a utilização de diferentes ferramentas educativas, tendo como ponto de partida uma visita ao Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico. A partir desta visita, que serviu para consciencializar a comunidade escolar para alguns dos problemas que ameaçam a biodiversidade, as crianças descobriram o mundo das aves, deram asas à sua criatividade, exploraram as áreas da arte, do cinema de animação, da fotografia e multimédia em várias oficinas, onde a liberdade e a criatividade se juntaram à vontade de aprender. 

“Cidades Educadoras”
Desde 2002 que Santa Maria da Feira integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTPCE) da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). O município feirense é também um dos sete que integram a Comissão de Coordenação desta Rede, constituída por todos os municípios portugueses que são membros da AICE, e que visa potenciar o trabalho desenvolvido a nível nacional, nos domínios da partilha de experiências que resultem da implementação do conceito de cidade educadora, nos fóruns internacionais.
O XII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, a realizar na cidade de Changwon, na Coreia do Sul, tem como tema “Meio Ambiente Verde, Educação Criativa”.

Sem comentários: