quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Município da Feira cria novo serviço "Sem Custos Adicionais"

Os munícipes de Santa Maria da Feira têm ao seu dispor um novo serviço gratuito de apoio e aconselhamento nas áreas financeira, fiscal e jurídica. O Espaço SCA – Sem Custos Adicionais encontra-se aberto ao público três vezes por semana, no edifício da Cooperativa Agrícola.
O Espaço SCA é uma das respostas do projecto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social – programa do Instituto da Segurança Social), que tem como entidade coordenadora a Casa dos Choupos – Cooperativa Multisectorial de Solidariedade Social e entidades executoras a Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa.
Este novo serviço pretende promover o conhecimento e o apoio na prevenção de situações de sobreendividamento, através do contacto personalizado e do esclarecimento de dúvidas junto da comunidade. Contempla, por isso, uma vertente formativa, recorrendo a casos práticos, bem como a campanhas de sensibilização.
Familiarizar os munícipes com os temas de natureza fiscal e financeira; esclarecer dúvidas sobre financiamentos, investimentos, créditos, seguros e direitos laborais; alertar os cidadãos para os riscos de sobreendividamento como potencial gerador de exclusão social; fornecer à comunidade ferramentas que permitam tomar as decisões mais acertadas; promover workshops, conferências e ações de formação; e organizar campanhas de sensibilização no âmbito do trabalho realizado são alguns dos objetivos do Espaço SCA.
Este novo serviço contempla um gabinete de apoio individualizado, personalizado e confidencial. Chama-se DIDA – Decisões Informadas, Decisões Acertadas e possibilita a análise da situação financeira do agregado familiar, apoio na elaboração do mapa de orçamento familiar, apoio e encaminhamento nas situações de desequilíbrios orçamentais e/ou incumprimentos, esclarecimento de dúvidas fiscais, financeiras e jurídicas, no âmbito do direito laboral e fiscal.
Considerando a especificidade deste serviço, pretende-se que o Espaço SCA funcione numa lógica preventiva de situações de desequilíbrio ou incumprimento financeiro, procurando dar respostas às novas necessidades sociais emergentes do actual contexto socioeconómico

@ 7sete

Sem comentários: