quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Grammy Awards" serve vinho exclusivamente vedado com cortiça

Pelo segundo ano consecutivo, a rolha de cortiça foi a estrela da noite na cerimónia de entrega dos prémios “Grammy Awards”. Assegurando o seu compromisso com a sustentabilidade, a 54ª gala dos Grammy recebeu dois eventos onde se serviram vinhos vedados exclusivamente com rolha de cortiça natural e cujos vedantes foram reciclados.

Os vinhos vedados com cortiça foram servidos durante o jantar do “MusiCares Person of The Year” (Personalidade do Ano), evento que este ano fez um tributo a Paul McCartney, e, também, durante a celebração oficial dos “Grammy Celebration”. Os eventos tiveram lugar no Centro Staples, em Los Angeles, Estados Unidos da América, sendo que a entrega dos prémios foi transmitida na televisão CBS.
A Recording Academy, conhecida internacionalmente pelos Grammy Awards, continua empenhada em reduzir o impacto ambiental da sua cerimónia anual, das transmissões televisas e dos eventos que decorrem na semana dos Grammy.

Os dois espaços estiveram equipados com recipientes para a reciclagem das rolhas, providenciados pelo ReCork - uma organização que recolhe as rolhas de cortiça para reciclagem e as entrega à Sole, uma empresa canadiana que produz sapatos e sandálias feitos de cortiça reciclada.

Peter Weber, director executivo do Cork Quality Council (Conselho para a Qualidade da Cortiça, nos EUA), afirmou que “é uma honra o facto da Recording Academy ter escolhido a rolha de cortiça como elemento do seu programa de sustentabilidade”. “Assim a Academia junta-se a uma lista cada vez maior de organizações que reconhecem os benefícios ambientais da cortiça natural, e da qual fazem parte, entre outras, a Major League Baseball Association e a National Basketball Association”.

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), com sede em Santa Maria de Lamas, concelho da Feira, considera “esta iniciativa meritória, já que a cortiça é o produto mais natural e amigo do ambiente que é possível encontrar para vedar uma garrafa e que cumpre na íntegra os requisitos de sustentabilidade.”

Registe-se que a rolha de cortiça natural é um produto reutilizável, reciclável e sustentável, e o seu uso assegura a manutenção das florestas de sobro que, por sua vez, ajudam a fixar o dióxido de carbono e, logo, contribuem para o equilíbrio da natureza.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projecto de comunicação da Apcor denominado InterCork – Promoção Internacional da Cortiça –, em curso desde 2010, e que nos EUA assume o slogan de 100%Cork.

 @ 7sete

Sem comentários: