quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Plano de Urbanização da Área Central da Feira em Fase de Participação Pública

De acordo com o Aviso n.º 805/2012 do Diário da República, 2.ª série — N.º 13 — de 18 de janeiro de 2012, tem início a fase de participação pública do Plano de Urbanização da Área Central da Feira (mapa 1). Assim, durante 15 dias, todos os interessados poderão contribuir com sugestões para o plano a apresentar no prazo de 3 meses, bastando para tal consultar o site da Câmara Municipal. 

Mapa 1 - Perímetro do Plano de Urbanização da Área Central da Feira [clique na imagem para ampliar]

De referir que este plano se integra num conjunto mais vasto de 5 planos, que no seu todo completam o "projecto" do núcleo mais central da cidade de Santa Maria da Feira no futuro (ver mapa 2). Deste modo, e para além do plano agora em fase de participação pública e do Plano de Picalhos, já aprovado, teremos, ainda, a considerar: 
- o Plano de Urbanização do Vale do Cáster (zona sul da cidade, integrando a área do Parque Verde);
- o Plano de Urbanização Feira Poente (que incluí a zona da Cruz e o Europarque);
- e o Plano de Urbanização da Expansão Norte da Cidade.

Mapa 2 - Delimitação dos 5 Planos Zonais de Urbanização da Cidade de Santa Maria da Feira [clique na imagem para ampliar]

4 comentários:

doceveneno disse...

Ainda não li em lado nenhum em que consiste este plano... só sei que estou no meio dele! O que vão fazer? Derrubar casas, abrir ruas, reabilitar espaços?

Bruno Costa disse...

O Plano consistirá na definição de estratégias para o espaço urbano e busca de soluções integradas para o futuro.
É normal que, ainda, não haja informações no que consiste o plano, uma vez que ele só será desenvolvido depois desta fase de participação pública (sugestões da comunidade).

doceveneno disse...

Não sei se está previsto, mas seria interessante haver um encontro entre representantes da junta e da câmara com os moradores, para expôr idéias...

Bruno Costa disse...

Numa segunda fase, estes processos passam por uma fase de discussão pública, quando houver um plano base traçado (actualmente estamos numa fase de participação pública). Acredito que nessa altura seja possível acontecer algo do género.