sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mercado em Segunda Mão no dia das Fogaceiras

No dia 20 de janeiro, feriado municipal em Santa Maria da Feira, dia da secular Festa das Fogaceiras, a Casa do Moinho, junto às Piscinas Municipais, abre as portas com um Mercado em Segunda Mão. Entre as 10h00 e as 18h00, os visitantes poderão adquirir peças de vestuário e calçado em segunda mão. Os preços variam entre um e cinco euros.

As peças que estarão à venda foram cedidas à Divisão de Ação Social da Autarquia por particulares, com o intuito de serem úteis à comunidade. Uma forma singela e simbólica da população manifestar a sua solidariedade e mobilizar-se em torno de um objetivo comum, que é o reforço da coesão social concelhia.

A realização deste Mercado em Segunda Mão no dia da Festa das Fogaceiras é também simbólica. Prende-se com a essência desta festividade secular, que se realiza há mais de 500 anos como forma de agradecimento ao Mártir S. Sebastião, que livrou a população de um peste “brava e cruel” que assolou as Terras de Santa Maria em 1505.

Da mesma forma que a Festa das Fogaceiras é um símbolo de identidade, partilha e união da comunidade em torno de um objetivo comum, também o Mercado em Segunda Mão pretende demonstrar que com pequenos gestos solidários da comunidade local é possível reforçar a identidade e coesão social do Concelho.

As receitas angariadas nesta primeira edição do Mercado em Segunda Mão reverterão a favor dos projetos de intervenção social desenvolvidos pela autarquia feirense.

Sem comentários: