sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Há 100 anos no Teatro D. Fernando... agora no Cine-Teatro António Lamoso

O Centro de Cultura e Recreio do orfeão da Feira, vai levar a efeito hoje no Cine - Teatro António Lamoso a Recriação Histórica do 1.º Sarau Artístico que decorreu precisamente no dia 6 de Janeiro de 1912 no Teatro Fernando. Foi precisamente há cem anos que a Tuna e Orpheon, com o entusiasmo de António Marques de Azevedo, António Sampaio Maia e Paulo de Sá, se juntaram e constituíram uma entidade de referência a nível Nacional.
Nesta recriação, o alinhamento de há cem anos será recriado por diversas entidades (Universidade Sénior e Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana), que numa prova de coesão cultural se associaram ao Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, para levarem a efeito a recriação do 1.º Sarau Artístico de 1912. Neste evento será homenageado o guitarrista feirense António Toscano.
O espectáculo está agendado para 21h30, com entrada gratuita e terá o seguinte alinhamento:
Recriação do Discurso do 1.º Presidente do Orpheon Feirense;
Universidade Sénior (Orpheon Feirense): Trova da Feira; Canção da Fogaceira;
Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana (Tuna Feirense): Intermezzo - Cavalleria Rusticana – P. Mascagni; Chanson Triste e Danse Russe – P. I. Tchaikovsky;
Coral do Orfeão da Feira (Orpheon Feirense): Vila da Feira ò Terra querida; Serenata e a Rainha do Castelo;
Homenagem ao Dr. António Toscano com Fados e guitarradas de Coimbra com Luís Goes (intérprete da Trova da Feira), Carlos Carranca e Eng.º Teotónio Xavier.
O Grupo de Teatro Amador do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira levará à cena a peça Uma Chávena de Chá, de José Carlos dos Santos (Comédia em 1 acto) que também há cem anos foi apresentada no Teatro D. Fernando.

Sem comentários: