sábado, 21 de janeiro de 2012

Fogaças atraem milhares à Feira

Mais de 500 anos depois dos votos ao mártir São Sebastião para acabar com a peste que assolou o concelho de Santa Maria da Feira, centenas de pessoas continuam a comprar a fogaça benzida pelos padres passionistas para combater as doenças durante o ano. Ontem, a tradição voltou a repetir-se, mais uma vez. 

"É assim todos os dias 20 de Janeiro. No dia 19 à noite, as fogaças são benzidas para alguns clientes que depois guardam uma fatia para comerem quando ficam doentes", explicou ao CM Rogério Portela proprietário do café Castelo, a mais antiga casa de fogaças do concelho.
Muito mais do que um feriado municipal, a festa das fogaceiras carrega um grande simbolismo religioso. Depois de abençoadas as fogaças que as 300 crianças carregam à cabeça, como há 300 anos, a procissão sai à rua. Atrai milhares de visitantes de todo o país e também da Galiza.
Antes de partir, todos vão comprar o pão doce com os quatro coruchéus do castelo de Santa Maria da Feira, uma receita que tem passado de geração em geração.
"Só hoje [ontem] cozemos quase um milhar. Mesmo assim, não conseguimos satisfazer todas as encomendas. Nesta altura, não se sente a crise", acrescenta Rogério Portela. Nos dias anteriores, as fornadas destinam-se aos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do Mundo, quem mais valoriza este doce tradicional.  

Sem comentários: