terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Museu do Papel: Melhor Museu Português 2011


O Museu do Papel, em Santa Maria da Feira, foi eleito Melhor Museu Português em 2011 pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou, em Lisboa, a entidade, que distingue a atividade na área da museologia nacional.

Entre as 20 categorias que a APOM criou para destacar museus, projetos, profissionais e actividades desenvolvidas no setor, três delas lançadas este ano pela primeira vez, destacam-se os prémios para melhor museu, melhor exposição e a personalidade do ano.

Fundada em 1965, a APOM atribui os galardões desde 1997. Os prémios referem-se ao ano anterior da atribuição.

O Museu do Papel, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e membro da Rede Portuguesa de Museus, foi inaugurado em 2001 e mostra a produção manual e industrial do papel desde 1708 no concelho e noutras fábricas do país.

A APOM atribuiu ainda menções honrosas ao Aquário Vasco da Gama, ao Museu da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e ao Mimo - Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

Na categoria da Melhor Exposição do ano, a associação distinguiu "Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana”, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Atribuiu também uma menção honrosa à exposição sobre o "Tarrafal" realizada no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

O Museu de São Roque, pela integração do Cofre Relicário de São Francisco Xavier, e o Museu Nacional de Arte Antiga, pela doação do acervo de Castro Pina, foram distinguidos com o Prémio Incorporação.

No Prémio Projeto Internacional, a associação distinguiu a exposição “Património de Origem Portuguesa do Mundo”, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, atribuindo ainda uma menção honrosa à Fundação Arpads Szenes-Vieira da Silva pela exposição “Au fil du temps. Percurso fototipográfico de Maria Helena Vieira da Silva", realizado no Museu Óscar Nieymer, em Curiba, no Brasil.

O Prémio Melhor Trabalho Jornalístico foi atribuído à Agência Lusa, à Time Out e à National Geographic.

Para Personalidade do Ano na Área da Museologia, a APOM já tinha anunciado a escolha de Luís Casanovas, 85 anos, especialista em conservação e prevenção nos museus.

Os prémios são atribuídos pela APOM para "incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus", segundo a associação, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projeto museográfico.

@ Lusa

1 comentário:

Carlos Sousa SJM disse...

30 posts teus e um comentario meu relativo ao premio para o museu do
papel

com a moderaçao tiraste grande parte do interesse do blog, parece mais um repositorio de noticias

deixou de haver o conceito rapido de resposta em anonimato que era o mais usado por alguns animadores deste espaço

se nao queres o que publicas comentado de forma anonima ha que respeitar mas se queres alguma vida aqui devias alterar a moderaçao... penso que bloquear os comentarios quando se atinje certos excessos sera a melhor forma de estar

se continuar assim... pois... vou continuar a visitar o teu blog mas de forma mais espaçada tipo labor ou regional á quinta-feira

continua o bom trabalho.