sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jornalista feirense apresenta documentários sobre os portugueses nos Himalaias


É um apaixonado pela Ásia e dessa sua paixão resultou um trabalho documental que está agora a ser apresentado pela RTP2. Natural das Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira, Joaquim Magalhães de Castro é jornalista independente, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. “Himalaias: A Viagem dos Jesuítas Portugueses” é o documentário apresentado em quatro episódios, aos domingos à noite na RTP2. O primeiro estreou no último domingo, seguindo-se nas próximas semanas os restantes. Sempre no mesmo dia, a partir das 19h30. “Uma aventura de milhares de quilómetros através de uma das mais espectaculares e deslumbrantes paisagens do planeta” é o que promete o jornalista das Caldas de S. Jorge.

“Himalaias – Viagem dos jesuítas portugueses” é  inspirado no seu livro “Viagemao Tecto do Mundo”, e o resultado de uma viagem terrestre de muitos milhares de quilómetros pelas regiões mais inóspitas do Tibete, do Nepal e do noroeste da Índia, o denominado Pequeno Tibete. Joaquim Magalhães de Castro assume-se como um profundo curioso da história dos portugueses no mundo e há muito tempo que divide o seu tempo entre Macau e Portugal.

O seu interesse pelos temas e personagens ligados à Expansão Portuguesa levou-o a percorrer meio mundo e a prova diz estar precisamente nesta epopeia dos jesuítas nos Himalaias. Os documentários são o reflexo de 10 anos de trabalho de pesquisa, dos quais surgiram outros registos. O feirense é autor dos livros “Mar das Especiarias” (2009), “Viagem ao Tecto do Mundo – O Tibete Desconhecido” (2010), e “No Mundo das Maravilhas” (2010) ambos publicados pela Editorial Presença. Assina os álbuns fotográficos “Os Bayingyis do Vale do Mu – Luso Descendentes na Birmânia” (2001) e “A Maravilha do Outro – No Rasto de Fernão Mendes Pinto”(2004), e ainda dos documentários televisivos “A Outra Face da Birmânia” (2001), “Dund - Viagem à Mongólia”(2004) e “A Tartária de Tomás Pereira” (2010).

Os seus livrosMar das Especiarias” (2009), “Viagem ao Tecto do Mundo – O Tibete Desconhecido” (2010) eNo Mundo das Maravilhas” (2010) foram recomendados para o Plano Nacional de Leitura.
Em 2009 participou no projecto “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”, visitando todos os locais a concurso com o intuito de fotografar e escrever sobre eles. Como resultado desse trabalho, foram publicados três livros que saíram com o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias. 

@ 7sete

Sem comentários: