terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fins-de-Semana Gastronómicos Porto e Norte.Come em Santa Maria da Feira

Vinte e um restaurantes do concelho de Santa Maria da Feira aderiram aos “Fins-de-Semana Gastronómicos Porto e Norte.Come”, promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com a Autarquia. A iniciativa realiza-se nos dias 2, 3 e 4 Dezembro, no âmbito do programa de animação da Terra dos Sonhos. 


Renascer, Manjar da Cruz, Praceta, El Puerto de La Cruz, Tábua Rasa, Erre ao Quadrado, Cantinho Nobre, Sitius e Conde do Castelo (Santa Maria da Feira), Cruzeiro (Fornos), Rei da Picanha (Escapães), Bons Amigos (Arrifana), Pedra Bela, Taverna e Angelus (Caldas de S. Jorge), Areal, O Mercado e Ponto Come (São João de Ver), O Parque (Santa Maria de Lamas), Adelina Piri-Piri (Mozelos) e 1715 (Argoncilhe) são os vinte e um restaurantes aderentes.
A ementa já está definida. O prato principal será a Caldeirada de Natal, tradicionalmente confecionada na noite de consoada. A batata cozida a ladear uma boa posta de bacalhau sobre um leito de couve portuguesa regada com o molho dourado de azeite quente com cebola, alho e um fio de mel compõem a tradicional Caldeirada de Natal muito característica do nosso Município. A sobremesa é, naturalmente, a Fogaça, doce típico de Santa Maria da Feira e símbolo da secular Festa das Fogaceiras.
E porque o Natal está a chegar, esta edição dos “Fins-de-Semana Gastronómicos Porto e Norte.Come” está inserida na programação da quarta edição da Terra dos Sonhos, que se realiza de 01 a 24 de Dezembro, na Quinta do Castelo em Santa Maria da Feira. Um local onde se sente o encantamento do espírito natalício, a magia dos contos de fada e das fábulas!
Os “Fins-de-semana Gastronómicos” decorrem de uma estratégia de ação concertada da Turismo do Porto e Norte de Portugal com 60 municípios da Região, no sentido de posicionar o produto estratégico “Gastronomia e Vinhos” numa perspetiva de contemporaneidade, de novos horizontes e desafios revestidos de competitividade e competência através da salvaguarda da nossa herança riquíssima de tradições e origem de produtos, privilegiando o saber adquirido.

Sem comentários: