quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escola de Hotelaria vai abrir a cozinha para mostrar receitas deste e de outros tempos

Imagem: 7sete

Receitas saudáveis, criativas, doces ou salgados, sopas e chocolates. A escolha é diversificada e todos podem aprender a confeccionar. A Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira vai abrir as portas à comunidade para levar os sabores da cozinha moderna ou tradicional até à mesa dos feirenses. A escola pretende abrir workshops, em horário pós-laboral, para todos aqueles que queiram aprender os truques da culinária. Ao mesmo tempo, em parceria com o Centro de Nutrição das Termas de S. Jorge, vai criar pratos saudáveis, especialmente concebidos para os que se preocupam com a saúde e bem-estar. E porque as recordações são importantes, os alunos vão também ter a oportunidade de participar na recriação das receitas típicas da região, das quais já quase não há memória.
Está a celebrar duas décadas e, por isso, a Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira decidiu assinalar a efeméride com a apresentação de novos “cardápios”, adequados ao gosto de quem quer aprender ou apenas desfrutar de sabores diferentes.
O convite é, por isso, entrar na escola e conhecer os segredos da cozinha. A instituição de ensino deverá implementar workshops, em horário pós-laboral, destinados a todos que queiram aprender a cozinhar. Os cursos são variados e para todos os gostos. Haverá ateliês de cozinha saudável, sopas e saladas, cozinha criativa com sobras, ou delícias feitas com chocolate. Os alunos aprendem e podem ainda aproveitar para jantarem.
“E porque as receitas saudáveis são cada vez mais apreciadas e procuradas, especialmente pelas empresas hoteleiras, a escola vai também aproveitar a existência das Termas de S. Jorge, para, em parceria com o seu Centro de Nutrição, criar ementas saudáveis e adequadas, por exemplo, a quem sofre de doenças respiratórias” – refere a directora da escola, Sandra Almeida. Desta forma, a escola proporciona também aos seus alunos a oportunidade de adquirirem conhecimentos específicos sobre essa área da alimentação. “Numa altura, em que todos os hotéis possuem spas e associam a essa oferta ementas saudáveis, achamos que é muito importante dotarmos os nossos alunos de ferramentas que possam mais tarde usar em qualquer um destes lugares”. 
Sandra Almeida entende que os alunos devem ter todas as oportunidades para melhorarem a sua formação e daí o empenho da escola em diversificar também a sua oferta extra-curricular.
Neste âmbito, a escola vai “mergulhar” num projecto mais abrangente relacionado coma memória do receituário da região, em parceria com o Museu do Convento dos Lóios, também na cidade da Feira. A ideia é recolher todas as receitas antigas da região, contextualizá-las historicamente e depois confeccioná-las na cozinha da escola. “Serão os sabores com memória” – aponta a directora.

@ 7sete

Sem comentários: