quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pais carregam tintas e pincéis para fazer da escola um melhor lugar

Imagem: 7sete
Carregam pincéis, tintas e fio-de-prumo, vassouras e uma boa dose de disposição. Não são pintores nem mestres na área, mas vão decorar o recreio onde todos os dias brincam os filhos. São pais dos alunos que frequentam a escola primária nº2, de Santa Maria da Feira e já não é a primeira vez que assumem pequenos arranjos na escola, porque os tempos assim o obrigam, porque também importa “dar um pouco de nós aos outros”.
Sentem o apelo do voluntariado e entendem que as “dificuldades da actual conjuntura” obrigam a um esforço diferente. Por isso, arregaçam as mangas e aproveitam o fim-de-semana para cuidarem do espaço que é usado, à semana, pelos filhos. Já o fizeram muitas vezes e, por isso, na EB1 nº 2 de Santa Maria da Feira estão lá várias marcas da Associação de Pais. Desta vez, deslocaram-se à escola para pintar, no chão do recreio, uma macaca. Linhas alinhadas com fio-de-prumo, réguas e vários “especialistas” na matéria. Ao lado, as tintas e os pincéis que darão vida e cor ao jogo que estão certos farão sorrisos nas crianças.
“Planeámos desenhar ali mais ao fundo o jogo do galo e um de xadrês” – diz Paulo Matos, um dos pais que se prontificou para “trabalhar” na escola que diariamente acolhe mais de 400 crianças distribuídas pelo ensino básico e pré-escolar.
“Já no ano passado, colocámos a balizas e os resguardos do sol nas janelas de um dos edifícios” – refere. O equipamento foi doado pela Câmara Municipal e os pais trataram de o colocar no lugar certo. As tarefas são divididas pelos pais. Hoje não estão ali os 15 elementos que compõem a associação de pais, mas todos acabam por contribuir para o bom funcionamento da escola. “Somos um grupo muito interessado” – assevera o pai. Desta vez calhou ao Paulo, ao Marco, ao António, ao Eloy, à Cecília, à Andreia e ao Miguel a tarefa de pintar.
“É a primeira vez que desempenho uma destas tarefas, mas considero muito positivo este esforço” – diz Eloy Fernandes. A filha frequenta a primeira classe e tem ainda muitos anos pela frente de escola primária. “Ainda vai aproveitar muito a macaca nque estamos a desenhar”.
O desenho vai ficar pronto numa tarde, mas a memória desta tarde “ficará para sempre”. “É importante que este envolvimento na escola aconteça, por nós e pelos filhos. Eles sentem que nos preocupamos, que partilhámos da vida deles” – diz Paulo Matos, salientando que este tipo de acções “despertam sentimentos adormecidos, como o do voluntariado”, algo que também quer passar à filha, actualmente a frequentar a terceira classe. “Arranja-se sempre tempo. Às vezes com algum sacrifício, é certo, mas vale bem a pena”.  

@ 7sete

23 comentários:

Anónimo disse...

É pena os pais terem de efetuar tarefas que competem ao Estado. os nossos impostos deviam servir para isso. Parabens, por isso, a estes incansaveis pais.

Anónimo disse...

Essas tarefas não competem ao Estado, mas à Câmara Municipal. As escolas primárias pertencem à Câmara.

Anónimo disse...

Assim se mede o sentido comunitário. Assim se mede o valor de uma sociedade. Pena que não seja assim em todo o país.

Anónimo disse...

Os pais devem ocupar o seu tempo livre a educar os seus filhos, dando-lhes condições de aprendizagem. Para além de os apoiar em casa com trabalhos complementares aos da escola, devem educar para as artes e para o ambiente, por exemplo, através da visita a museus, parques, centros de educação ambiental. Educar para o sentido comunitário e o voluntariado é outra boa tarefa dos pais, mas isto pode acontecer nas instituições de solidariedade, onde as crianças e os jovens podem e devem dar um pouco do seu tempo nas múltiplas actividades ai realizadas e tão necessárias. Não devem, por isso, ocupar o seu tempo substituindo os poderes públicos. Um mau exemplo.

Anónimo disse...

Para mim um BOM exemplo!
Sentido de cooperação e responsabilidade. A sociedade faz-se com as mãos de todos.
Mas continua lá a deitar abaixo aquilo que não cai, a tua missão inglória não dará frutos, logo não terá fim.

Anónimo disse...

Chiça, caneco. Anda para aí um torrão que deve gostar de bater com a cabeça contra a parede. Mas cada um sabe de si. Irra que nunca vi este blogue tão animado, ver palhaços sem ir ao circo é bem porreiro.

Anónimo disse...

Eu já imaginava que não irias entender a minha mensagem. E por falar em Educação, falta-lhe um pouco, não? (isto para ser simpática).

Anónimo disse...

Entender até entendo, a perfeita frustração por ver projectos perfeitos na cidade que tanto tenta rebaixar. Pena que ninguém dê crédito a desabafos gerados por insónias precoces.
Educação é o que não me falta, mas apenas quando do outro lado ela se mostra. (isto para ser simpático/a)

Anónimo disse...

Os portugueses são um povo duro de roer...desgastamo-nos em barulho, berraria e pouca produtividade...somos um colectivo em que as diferenças invejam e se nos permitimos a igualdades (relações horizontais) enfraquecem-nos...mas depois há um circuito obscuro da sociedade-providência que os políticos abusam...até um dia. Beijinhos

Anónimo disse...

Os políticos só abusam quando os deixam abusar.

Anónimo disse...

"por ver projectos perfeitos na cidade"
A perfeição não existe, meu querido. Com o tempo e a idade, irá perceber isso!

Anónimo disse...

Se for preciso entraremos em discussões filosóficas, mas a perfeição não será mito nem utopia. Só nalgumas cabeças e isso não se aprende com a idade, é inato.

Anónimo disse...

Concordo com aqueles que afirmam que os pais devem ocupar o seu pouco tempo livre a educar os seus filhos.

Anónimo disse...

Excelente a educação destes pais.

Maria da Feira disse...

Na foto veem-se 5 pais... esta escola terá uns 200 alunos. Ou seja, e como eu acho que ainda sei fazer continhas de multiplicar, 200 X 2 pais = 400 pais. Qual foi o site que chamou a isto notícia?!?

Anónimo disse...

Pois é, ler a notícia não é má ideia.
15 pais na acção, porque são o core da associação e 400 alunos na escola. Só uns pormenores.

Maria da Feira disse...

Esta escola não tem 400 alunos meu querido.

Anónimo disse...

Minha querida, pois não. Passa ligeiramente os 400.

Anónimo disse...

Discussão da treta. Adiante.

Anónimo disse...

Informação constante no site do agrupamento de escolas fernando pessoa:

escola eb1 n.º 2 de smfeira: 223 alunos

só acrescentando os alunos da escola n.º 1, o n.º de alunos ultrapassaria os 400.

Há pessoas que escrevem aquilo que não sabem.

Anónimo disse...

Já agora informa-te melhor na dita fonte que mostra bem o contrário. Não fales sem saber.

Anónimo disse...

Voltou a não perceber nada...

Anónimo disse...

Diria o mesmo.