domingo, 9 de outubro de 2011

Canedo manifestou-se contra aterro sanitário

Populares da freguesia de Canedo, concelho da Feira, manifestaram-se, este sábado, nas ruas em protesto contra o aterro sanitário que terá aí a sua localização mais provável, depois de esgotada a capacidade do de Sermonde, em Gaia.
Joana Pedrosa é a organizadora da iniciativa e, conduzindo com recurso a um megafone os cerca de 50 manifestantes que aderiram ao protesto, declarou à agência Lusa que essa participação modesta se deve ao facto de que as pessoas "sentem uma desmotivação muito grande em relação a um processo que está viciado desde o início".
"As pessoas acham que, há dois anos, a Junta de Freguesia que estava no poder não zelou pelos interesses da terra e agora já está tudo decidido, porque notam muita vontade política de que o aterro aqui fique instalado", afirma a jovem. "Mas esta opção é errada por uma série de questões ambientais, éticas e morais e nós vamos alertar a Agência Portuguesa do Ambiente para esses erros".
A freguesia de Pigeiros era outra opção considerada pela empresa Suldouro, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos na Feira e em Gaia, mas estudos técnicos demonstraram que Canedo seria a opção "mais viável" e, após um período de discussão pública em que os manifestantes dizem ter exposto a sua posição, a Agência Portuguesa do Ambiente deverá nas próximas semanas emitir a respectiva Declaração de Impacte Ambiental. 

@ JN

Sem comentários: