terça-feira, 23 de agosto de 2011

Proposta de aterro em Canedo em discussão pública até quinta-feira

Na câmara de Santa Maria da Feira decorre até quinta-feira a discussão pública do Estudo de Impacte Ambiental do novo Aterro Sanitário de Canedo, que poderá vir a substituir o de Sermonde, Gaia, já esgotado de capacidade.

Na segunda-feira, técnicos da autarquia reuniram com a Agência Portuguesa do Ambiente para se inteirarem de vários aspetos relacionados com a proposta, mas só depois de recebidas todas as intervenções no âmbito da discussão pública é que essas opiniões seguem para o referido organismo nacional e, daí, para o Ministério do Ambiente.

O vereador do Ambiente na câmara da Feira, Emídio Sousa, declarou à Lusa que “há duas localizações em cima da mesa – a de Canedo, que é a que se está a considerar atualmente, e a de Pigeiros, que poderá ser uma alternativa” –, mas considera que ainda é cedo para a autarquia saber com que proposta irá avançar.

“Só haverá projeto quando se decidir a localização definitiva do aterro. Depois de concluída a discussão pública, o Ministério ainda poderá demorar um mês ou dois a comunicar uma decisão e só então é que se avança para a próxima fase do processo”, acrescenta o autarca.

Entretanto, Emídio Sousa afirma que o caso não tem gerado grande polémica, mas reconhece que os proprietários dos terrenos afetados pela instalação do aterro se mostram “algo descontentes”.

“Nunca ninguém quer receber uma estrutura destas perto de casa”, observa o vereador, “e isso motiva sempre algum desagrado nas pessoas”.

O projeto do novo aterro da Suldouro pretende assegurar o destino final dos resíduos urbanos e equiparáveis produzidos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira, servindo uma população que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2009, será de cerca de 463.831 habitantes.

O projeto visa dar resposta ao esgotamento da capacidade do aterro de Sermonde, em Gaia, e estará entregue à Suldouro, que, em regime de concessão, irá deter a gestão e exploração do sistema multimunicipal a Sul do Douro por um período de 25 anos, até 2021.

@ Sapo Notícias

Sem comentários: