sexta-feira, 13 de maio de 2011

Demolição da ETAR do Carvalhal

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira deu mais um passo importante para a despoluição do rio Cáster e requalificação de uma zona de lazer de excelência em pleno centro da cidade. A demolição da ETAR do Carvalhal, localizada na envolvente das piscinas municipais, e que durante trinta anos tratou de forma primária os esgotos sede do Concelho, põe termo a mais um problema ambiental.


Para o vereador responsável pelo Ambiente e Obras Municipais, Emídio Sousa, “a ligação dos esgotos da cidade ao interceptor da SIMRIA, tratados na ETAR de Cacia, e a demolição da ETAR do Carvalhal, considerada um incómodo para a população, em muito contribuirá para despoluir as linhas de água”.
O local onde se encontrava a ETAR, desactivada há cerca de meio ano e agora demolida, será alvo de limpeza e de um processo de requalificação por parte da Câmara Municipal. Numa primeira fase, este espaço será convertido num parque automóvel, destinado a acolher os visitantes que, sobretudo nesta altura do ano, acorrem à cidade para assistir a grandes eventos culturais, como o festival Imaginarius e Viagem Medieval.
Emídio Sousa adiantou ainda que deverão arrancar ainda em Maio as três últimas empreitadas da rede de saneamento do Concelho, que já se encontram adjudicadas. “Com estas obras, que deverão estar concluídas dentro de um ano e meio, atingiremos a meta dos 90 por cento de cobertura de saneamento no Concelho”.
O autarca reitera ainda a importância dos munícipes efectuarem a ligação à rede de água e saneamento, contribuindo para a despoluição das linhas de água, mas acredita que a população está cada vez mais sensibilizada para esta partilha de responsabilidades em prol da qualidade ambiental do município.


Sem comentários: