domingo, 13 de fevereiro de 2011

Liga Portuguesa Contra o Cancro abre Núcleo em Santa Maria da Feira

A Liga Portuguesa contra o Cancro prepara-se para abrir um Núcleo de Apoio Psicológico a Doentes Oncológicos e Familiares em Santa Maria da Feira. O serviço funcionará nas instalações do Centro de Saúde, com o qual a Liga estabeleceu um protocolo de cooperação.

A data de abertura do núcleo não está ainda marcada, mas Tiago Dias, da Liga Portuguesa contra o Cancro, prevê que deverá acontecer nos próximos meses e estará aberta a todos os doentes oncológicos e seus familiares.

Segundo o responsável, os núcleos são instalados em vários pontos do país, por forma a permitir um apoio mais individualizado. “Os médicos de família têm aqui um papel importante porque são eles que encaminham os utentes para os nossos serviços”.

Tiago Dias salienta a importância deste apoio para os doentes e para os seus familiares que, em regra, são confrontados com uma alteração profunda das suas rotinas. “Além disso, ainda persiste um estigma muito grande em relação a esta doença. As pessoas evitam até pronunciar a palavra”.

Nos núcleos da Liga, os doentes e familiares são acompanhados por psicólogos especializados que os ajudam a atravessar um período "difícil" das suas vidas.

@ 7sete

Sem comentários: