sábado, 15 de janeiro de 2011

Ruy de Carvalho na abertura do Mosaico Social

Depois de ter participado na apresentação do plano municipal “Raízes do Afecto”, em Outubro de 1999, no Europarque, na qualidade de presidente da Comissão Nacional para o Ano Internacional das Pessoas Idosas (foto), o actor Ruy de Carvalho regressa a Santa Maria da Feira a 17 de Janeiro, pelas 14h30, para a abertura do II Mosaico Social.


O actor associa-se, desta forma, às comemorações da primeira década de actividades do “Raízes do Afecto”, plano direccionado para a população sénior do Concelho.

Ao seu lado estará também Constança Paul, presidente da Unifai – Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos, da Universidade do Porto, entidade acreditada que tem acompanhado e monitorizado todos os projectos desenvolvidos pelo Município de Santa Maria da Feira na área da Terceira Idade.

Pelas 14h30, Ruy de Carvalho participa na cerimónia de abertura do II Mosaico Social na tenda instalada na zona envolvente das Piscinas Municipais, seguindo-se a inauguração da exposição “10 anos do plano “Raízes do Afecto”, que apresenta uma retrospectiva dos vários programas e iniciativas de carácter cultural, social, educativo e desportivo, realizadas no âmbito deste Plano, direccionadas para a população sénior.

Os programas “Movimento e Bem-Estar”, “Os Idosos Revisitam a Infância”, “Passeios na Minha Terra”, Imagens da Minha Vida”, “E-mili@” e “Cuidar de Quem Cuida” são alguns dos programas que fazem parte deste Plano. No âmbito desta exposição, a Divisão de Acção Social da Autarquia está a construir uma árvore gigante onde cada folha representa um dos vários milhares de seniores que fazem parte deste Plano.

Pelas 17h00, Ruy de Carvalho e Constança Paul são os convidados do novo espaço “À Conversa Com…”, que decorre no espaço da exposição, e que terá como tema “Raízes do Afecto”. Partindo de dez anos de trabalho desenvolvido no concelho de Santa Maria da Feira, na área do envelhecimento activo, propõe-se uma reflexão sobre a actualidade do envelhecimento e os desafios que se colocam nesta área.
Inserido no programa de animação da Festa das Fogaceiras, o II Mosaico Social é uma mostra de instituições e projectos sociais do Concelho, cujo vasto programa contempla exposições, seminários, workshops, Gala Prémio Concelho Solidário, Mostra de Produtos Locais, conversas e animação permanente. “Desafiar, empreender e inovar: qualificar o desenvolvimento social local” é o tema desta segunda edição.

Informações | Mosaico Social | 17 de Janeiro
Local: tenda junto às Piscinas Municipais
Sessão de abertura: 14h30 | segue-se inauguração da exposição “10 anos de Raízes do Afecto”
À Conversa Com: 17h00
Entrada: Livre

Sem comentários: