segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CCTAR Pólo II

Já em pleno centro da cidade de Santa Maria da Feira nascerá o pólo II do CCTAR. Pela demolição do Cine Teatro António Lamoso será conquistado o espaço para que se erga, no mesmo local, o Auditório do CCTAR [fica a esperança da manutenção do nome António Lamoso], com capacidade para 700 pessoas. Na envolvente, a Pedreira das Penas será devolvida à cidade através da criação de espaços verdes e a instalação de um palco aquático. Numa segunda fase, pela demolição das escolas EB 1, nascerá ainda uma nova praça, capaz de receber a generalidade dos grandes espectáculos de rua.

9 comentários:

Anónimo disse...

Qual é a altura do prédio ? Aonde estão os parques do centro comercial ?

Num render do Expresso o prédio tinha uns 25 metros. Comparar com estes renders - parece o prédio já cresceu ...

Eu gosto da ideia do palco aquático, mas não sei qual sentido tem um palco aquático virado para o deserto de betão do centro comercial. Por causa de motivos de segurança a pedreira vai ser vedada toda à volta. A utilização do palco vai ser muita limitada.

O triângulo do complexo dos edifícios CCTAR-Cooperativa-Centro Comercial tem obviamente falta de espaços verdes. Esta área vai parecer como uma zona industrial. Altos prédios, falta de espaços verdes, entradas estreitas e pouca luz e muitos lugares para estacionar.

Se eu tivesse uma casa ao lado do futuro centro comercial, já vendia a minha casa. O barulho dos caminhões do centro comercial às 3 ou 4 horas da manha vai causar muitas insónias.

Bruno Costa disse...

Centro comercial!? Não diria... Galeria Comercial será um nome mais aceitável.

O prédio mantém a altura... mas como eu já venho há muito dizendo, é mais alto nas traseiras... na frente praticamente segue o alinhamento do Centro de Saúde.

Mesmo com a pedreira vedada o palco continua a ter utilidade... só nessa vedação quantas pessoas cabem? Acrescente-se o circuito pedonal da pedreira e o espaço para público...

Falta de espaços verdes!?
E a envolvente à pedreira, não conta?

E chamar altos prédios à cooperativa, ao centro de saúde ou ao novo edifício comercial eu chamaria BARBARIDADE!!!!

Os parques do complexo comercial são integralmente subterrâneos (2 pisos, com cerca de 400 lugares no total)... as entradas (P-1 e P-2) são já visíveis nestes renders na Viela da Pedreira, embora estes não comtemplem a arquitectura do edifício comercial nem as acessibilidades pela Rua Comendador Sá Couto...

Anónimo disse...

vamos a ver se será assim tão encantador!

Anónimo disse...

Parabéns ! Já te apercebeste que o acesso à pedreira e uma estreita viela ...

O projecto parece já estar perdido ! Só o executivo da câmara quer neste sitio um centro comercial. A pergunta, por qual razões ? Para transformar a cidade num caos de transito ?

Por que não realizar um concurso de ideias com a participação das associações para o resto do projecto ? Podes ganhar a impressão que na perspectiva da câmara os feirenses são cordeiros. Eu surgiria ao executivo da câmara para dar possibilidade aos feirenses de participar com ideias para o resto do projecto !

Por que não integrar no projecto um centro de convívio (com um free hot spot), por que não transferir o posto de turismo para lá perto do centro comercial ? Por que não realizar um open air cinema no verão ?

Eu tenho a certeza que muito outros feirenses tem melhores ideias que as minhas para transformar esta zona vital. Para realizar as ideias dos feirenses as condições necessárias precisam ser agora antecipadas. Este é o problema. Um exemplo desta falta de visão já e agora o palco aquático. Assim pensado não vai servir para nada.

Eu ganho a impressão que a câmara e o seu presidente sinceramente pensem que sabem mais que o colectivo dos feirenses. Deve ser o fenómeno do groupthink.

A câmara já mostrou varias vezes falta da visão. Um exemplo é a requalificação do rossio. Nem quero referir aos problemas dos tubos relacionados com falta de competência executiva da câmara.

Bruno Costa disse...

Bem, começo a notar que de uma forma generalizada temos dois ou três erros grosseiros a circular...

1) temos 2 projectos completamente distintos, que importa separar... um de origem pública, o CCTAR (Pedreira + Cine Teatro + Escolas)... e um complexo comercial de iniciativa privada.

2) centro comercial é algo que não vai ali existir, até porque não há espaço. Falamos de um Modelo com uma galeria comercial um pouco mais vasta que o normal... e longe da dimensão de um centro comercial... pelo que me chegou, talvez o Campus S. João (Porto) seja um bom termo de comparação... este, uma "Galeria Comercial" de nome, e não centro comercial.

3) o projecto comercial não se localiza na pedreira, mas sim nos terronos da antiga fábrica que dava apoio à pedreira, frente para a Rua Comendador Sá Couto.

Agora sim os outros pontos...

Viela, sim... mas nada impossível de resolver... e melhor as entradas de estacionamento numa viela que permita acesso a uma rotunda (como "um passarinho" me contou que estará a ser ponderado) do que directamente na Rua Comendador Sá Couto. Por outro lado, o volume de viaturas não será assim tão significativo... só para exemplo no E.Leclerc temos 700 lugares de estacionamento, no Pingo Doce 1500... um shopping como o 8ª avenida não chega aos 1500... e aqui teremos menos de 400 e depois de solicitação da autarquia para alteração de projecto, pois seriam apenas 200. Penso que se anda a fazer disto um gigante que não existe...
Já o acesso ao CCTAR será realizado pela Rua Egas Moniz, sendo que a viela não se destina a acesso público... esse acontece pela nova praça.

Quanto às restantes sugestões concordo! Mas esta fase não será certamente a ideal para discutir questões de programação de um espaço que talvez daqui a 2 anos esteja apto...
Certamente que o movimento associativo não poderá ficar de fora de um projecto que visa a criação e ganha força no know-how local.

Anónimo disse...

Na percepção dos feirenses é só um projecto. Só para lembrar, quem interligou os projectos foi o próprio sr. presidente da câmara.
A intenção dele era desviar a atenção para o CCTAR e legitimar a autorização para o projecto privado.Uma coisa é bem clara: sem a autorização da câmara nunca um projecto destes avançava no centro da cidade.

Na minha opinião modesta sem o projecto privado o CCTAR e o evolvente espaço publico funcionava melhor. O CCTAR também podia ser construido sem o projecto galeria comercial. Na óptica dos feirenses é um centro comercial. Para mim os espaços verdes são mais importante que mais uma construção que vai dificultar o transito numa artéria da cidade. Quem conhece o sitio bem, sabe que uma construção de uma rotunda quase é impossível. Só se umas casas voam para baixo...

Eu discordo contigo no seguinte ponto. As coisas precisam ser bem pensadas agora. As infraestrutura necessárias precisam ser planeadas e depois realizadas para possibilitar o uso polivalente do espaço publico. Um exemplo disto é o auditório da biblioteca municipal para as assembleias municipais.

Bruno Costa disse...

"Só um projecto" só se for na percepção de feirenses que das duas uma ou não estão atentos à realidade ou querem desviar atenções. :)

Quanto a espaços verdes, a cidade da Feira é das melhores servidas no país... e tem em curso um plano de expansão do parque da cidade absolutamente digno de qualquer grande cidade europeia... não parece que seja necessário ocupar mais 5mil m2 com áreas verdes... a 400 metros do parque da cidade!!!!

Quanto ao melhor funcionamento do CCTAR sem o projecto Sonae discordo... o CCTAR funcionará pela AV. Egas Moniz... só montagens será de acesso pelas traseiras. O movimento de pessoas faz-se essencialmente pela Av. Egas Moniz... a abertura da praça cria comunicação com uma das principais artérias da cidade: Av 25 Abril. Daí que aquele terreno, completamente fora do projecto CCTAR... e desde há muito separado do terreno da pedreira...
São duas áreas funcionalmente distintas...

Quanto ao dificultar o trânsito... não consigo compreender que isso seja desculpa para bloquear investimento, criação emprego (precário... mas emprego) e requalificação de uma área moribunda... e um problema de saúde pública.
Além de mais se não fosse a Sonae seria outro grupo a investir ali... se não fosse galeria comercial seria um projecto habitacional... falamos de um terreno privado com alinhamento que facilmente viabiliza a construção a baixa altura...

Quanto à rotunda, não há necessidade de qualquer casa ir abaixo... eventualmente um anexo para corrigir alinhamentos... e se houvesse acordo entre Sonae e proprietário, a cidade só teria a ganhar com a demolição se fosse para conquistar um acesso melhor...

Quanto à questão do pensar com tempo... o caso da Biblioteca é diferente... falamos de um pequeno auditório com capacidade para conferências, recitais e pequenos espectáculos... o projecto educativo da biblioteca existe, está bem activo, mas acabou por optar utilizar espaços mais pequenos... e não considero que o espaço esteja subaproveitado, bem pelo contrário... simplesmente não o poderemos encarar como estrutura de espectáclos, mas sala de apoio a projectos mais pequenos e conferências...

Quanto à participação, há 2 anos houve um concurso de ideias... tão proveitoso que se descobriu a pedreira como lcalização para o CCTAR... quanto a infraestruturas elas ESTÃO pensadas... E INTEGRADAS.
os exemplos que são sugeridos (como cinema) são utilizações de espaço público, que se adaptam a projectos arquitectónicos... tudo o resto é programação... que se elabora depois de existir o espaço físico... preferencialmente algo coerente, e planeado a longo prazo, com ciclos, temáticas... mas isso não é novo na Feira, simplesmente o CT António Lamoso e a sua falta de condições impediram a sua continuação...

Ah... quanto ao Posto de Turismo, na minha opinião, não deve abandonar o centro histórico... uma sugestão poderia ser a instalação de um ponto de flyers/brochuras na galeria comercial e mesmo no CCTAR... mas mais uma vez, isso só é programável depois de existir o espaço físico, de se conhecerem as dinâmicas de forma a poder agir.

Anónimo disse...

O senhor, considera a assembleia municipal como espectáculo ? Mas o auditório da biblioteca não podia ter as condições necessárias para uma digna assembleia municipal ?
A falta de planeamento da câmara já custou muito dinheiro aos feirenses. A câmara não é um medico que pode ter um carro durante a semana e outro top gama para os fins semana.

O senhor, acha bem que anexos ou casas voam abaixo para um projecto privado ? Para um projecto privado ? Isso era bonito ! Eu só lembro que o acesso para o projecto publico (CCTAR) é para outro lado.

Respectivamente aos espaços verdes. Na sua lógica uma pessoa vai ao CCTAR e depois vai para rossio, porque lá existem os espaços verdes. Na realidade o resultado é que a pessoa nem vai ao rossio nem permanece perto do CCTAR por causa da falta dos espaços verdes. Sem os espaços verdes a probabilidade aumenta que a zona à volta do CCTAR se torna um deserto.

Este assunto das pedreiras ainda vai se tornar numa grande telenovela e talvez a chave para conquistar a câmara para o PS.

Bruno Costa disse...

Bem, a Assembleia não sendo um espectáculo, às vezes parece!
Já no que ao Auditório diz respeito, a Assembleia é que não tem espaço físico tendo-se optado por usar aquele espaço, que tem capacidade para o número de deputados e o público que habitualmente está presente... será que os senhores deputados municipais querem um cadeirão topo de gama para dormir um soninho nas Assembleias??

Quanto aos anexos e casas, a verdade é essa mesmo... É UM PROJECTO PRIVADO... ninguém aqui vai alegar interesse público, porque se trata de um acesso privado. A haver acordo entre os dois privados NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA QUE OS ANEXOS E MESMO A CASA POSSAM VIR ABAIXO... só assim há evolução! Só assim se consegue construir uma cidade moderna e com condições.

Quanto a espaços verdes nem vou falar... este projecto enquadra áreas verdes... falar da distância (CURTÍSSIMA) entre CCTAR e Rossio/Parque da Cidade para alegar deserto naquela área é estar completamente de olhos tapados... já para não falar de outros obstáculos visuais!

Quanto ao assunto pedreira se transformar numa telenovela acredito... com o historial político desta oposição certamente que está sempre tudo mal... e se daqui a uma semana tudo se inverter, estará mal à mesma... e SIM, ACREDITO QUE ESTE PROCESSO TERÁ INFLUÊNCIA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES... A CONTINUAREM AS ATITUDES DOS ÚLTIMOS TEMPOS DE ALGUNS MEMBROS DA OPOSIÇÃO, O PS VAI CONSEGUIR FICAR AINDA MAIS LONGE DO PODER NAS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS...