terça-feira, 16 de novembro de 2010

Imaginarius mantém-se em 2011... e será mais INTERNACIONAL!

O Imaginarius, festival internacional de teatro de rua de Santa Maria da Feira, vai mesmo realizar-se no próximo ano. Mas as verbas destinadas a este e outros eventos como a Viagem Medieval vão sofrer um corte global de 50%, determinado pela crise.

Depois das dúvidas levantadas sobre a realização, ou não, do festival internacional de teatro devido ao actual momento de contenção orçamental, o presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henrique, confirmou, ontem, num encontro com os jornalistas, que o evento será realizado em 2011.

O autarca ressalvou, no entanto, que haverá um corte de 50% nas verbas destinadas à empresa municipal Feira Viva, entidade responsável pela organização deste e outros eventos. Ou seja, caberá à Feira Viva gerir o orçamento disponível procedendo a cortes e a reajustamentos necessários, sendo que alguns dos eventos poderão não ser realizados, como admitiu o autarca.

Certa é a manutenção da Viagem Medieval, do Imaginarius e da Festa das Fogaceiras, embora esta última iniciativa seja apoiada directamente pela Câmara Municipal. "A Viagem Medieval e o Imaginarius têm que se fazer", afirmou Alfredo Henriques.

Na prática, os 750 mil euros transferidos em 2010 para a empresa municipal passarão, em 2011, para os 375 mil euros. Motivo pelo qual o autarca considera ser necessário fazer reajustamentos. E exemplifica com o Festival da Juventude e o Rock Feira, que poderão dar origem apenas a um evento.

Também o Festival de Gente Sentada, a Semana Santa e a Terra dos Sonhos sofrerão cortes ou, como admitiu, podem ser suspensos. "Se algo não for possível fazer, não fazemos", disse.

O Imaginarius contou este ano com uma transferência da Autarquia no valor de 250 mil euros. Apesar dos cortes anunciados, deverá contar para a próxima edição com uma verba proveniente de uma candidatura a fundos comunitários que implicará a presença de sete companhias europeias, de sete países diferentes. É também esperado que os principais patrocínios sejam mais expressivos.

Alfredo Henriques lembrou que em 2011 arrancará o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua.

@ Jornal de Notícias

Sem comentários: