segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Comunicado - Movimento Contra a Suspensão do Imaginarius 2011

Santa Maria da Feira, 27 Setembro 2010

Passou uma semana desde a fundação do Movimento “Contra a Suspensão do Imaginarius 2011”. Neste período o assunto assumiu-se como prioritário em terras feirenses. Não escapou à Assembleia Municipal e é motivo de destaque da imprensa local.

Ao longo desta semana foi elaborado e divulgado o Manifesto que apela à continuação do festival e propõe medidas para o rentabilizar e ajustar à crise. Mais de 1200 pessoas já se juntaram à causa. Mais de 1200 nomes lutam agora pelo futuro do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

As mensagens de apoio multiplicam-se e chegam de todo o país. Ninguém aceita a MORTE DO MAIOR FESTIVAL DE RUA NACIONAL. Ninguém concorda com a SUSPENSÃO DE UM DOS MAIORES FESTIVAIS DE RUA DA EUROPA. E quando se fala em pouco impacto na imprensa e poucas mais-valias para o concelho… o resultado desta semana fala por si. Na próxima quarta-feira durante 30 minutos o Imaginarius será o actor principal do prime-time da estação pública de televisão. Logo a seguir ao Telejornal da RTP1 será emitida uma grande reportagem do projecto Entrado, concebido para o Imaginarius 2010. À semelhança do que já havia acontecido com Texturas, mais uma co-produção Imaginarius/CCTAR/PELE chega a destaque televisivo. Mais uma vez se mostram a força, o valor e a dinâmica do festival.

A resposta da autarquia peca por escassa e segue no sentido da crise. As palavras que nos chegaram não são animadoras… a Drª Cristina Tenreiro fala de decisão não tomada, mas a forma como a questão é já tratada nos jornais parece mais um facto consumado. Além do mais, não compreendemos a aposta no Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) quando a principal montra para os seus projectos irá desaparecer. NÃO EXISTE QUALQUER AMOSTRA DE COERÊNCIA NO AVANÇO DO CCTAR ATRAVÉS DA SUSPENSÃO DO IMAGINARIUS. Quando nos pedem compreensão… nós exigimos respostas válidas. Quando nos falam na cultura como prioridade… nós exigimos que assim o seja, mas afinal vemos exactamente o contrário. O desinvestimento na cultura é de todo evidente. Santa Maria da Feira está a afogar-se nas memórias da última década e arrisca uma morte cultural por asfixia.

Quando nos falam na suspensão do festival em 2011 para salvaguardar a dignidade e a excelência da marca Imaginarius não estão certamente a compreender o que dizem. Tais palavras não representam, uma vez mais, a COERÊNCIA que se pede ao projecto e às políticas culturais.

MAS NÃO NOS CALAMOS! NÃO VAMOS ADMITIR A SUSPENSÃO DO FESTIVAL! OS FEIRENSES QUEREM O IMAGINARIUS EM 2011 E SEMPRE!

O balanço desta semana é extremamente positivo. VAMOS CONTINUAR A CRESCER. Continua a convidar amigos e divulgar a VERGONHA que este executivo municipal se prepara para consumar. A ideia inicial era e continua a ser de conduzir um processo através do diálogo, mas se assim tiver de ser haverá certamente outras formas mais expressivas de ouvir um sim… haverá certamente formas mais manifestas de se atingir o objectivo… haverá certamente motivos para sair à rua em luta pelas Artes de Rua.

Que a marca Imaginarius não seja vítima de incoerência política. Que a marca Imaginarius não seja vítima da atrapalhação das actuais políticas culturais para o concelho. Que a marca Imaginarius não seja vítima da falta de vontade política para o levar adiante.

Continuamos a acreditar… marcaremos encontro no Imaginarius 2011!

Suspender o Imaginarius!? NÃO, OBRIGADO!

Sem comentários: