segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dispositivo Electrónico de Matrícula

Alguns dados importantes...

- iniciou (?) hoje a pré-reserva dos DEM;
- CTT (loja e site), Via Verde (loja e site), Aenor, MTOP e Euroscut deveriam iniciar hoje o processo... acontece que pelo menos online NADA! Conclusão: dia 1 de Julho já não pago portagem! Em tempo de olho por olho, dente por dente pagarei com igual atraso. Temos pena!
Outro pormenor, pelo menos a Aenor, no seu site remete a distribuição exclusivamente para CTT e Via Verde.
- o processo será absolutamente à portuguesa (burocracia pura e dura)... ora veja-se: pré-reserva online ou nas lojas com documento válido até 21 de Julho. Na ausência deste documento: infracção! Depois disto, a deslocação ao balcão dos CTT ou da Via Verde será obrigatória. E no caso de não estar disponível o DEM, será emitido novo documento válido por 6 meses... só uma questão: entretanto passa o período grátis (16 Dezembro 2010) e lá vão os "burros" dos portugueses pagar 19 euros mais IVA? Mas isso agora não interessa nada, como diria uma célebre cara da tv nacional.

Entretanto vale a pena aprofundar as leituras, de tal modo que surgem frases do arco da velha: "A partir de 1 de Julho de 2010, caso não tenha sido activado um sistema de pagamento e tenha efectuado passagens nas auto-estradas que apenas têm sistema electrónico de cobrança de porta...gens, deverá efectuar o pagamento dos valores de portagem devidos nos cinco dias úteis seguintes à passagem, numa Estação dos CTT ou num Agente Payshop". Sem comentários por favor. Quem irá pagar a "dívida" aos correios? Eu não serei concerteza.
Mais ainda: "O Código da Estrada prevê uma multa de 120 a 600 euros em caso de incumprimento desta obrigação, que motiva adicionalmente a apreensão do veículo". O quê? Mas que raio de infracção tão grave é esta para levar à apreensão do veículo?
Desisto! Basta de palhaçadas! Por hoje nada mais escrevo sobre esta novela, com argumento tão reles, que nem a classificação de mexicana consegue.

1 comentário:

Hélder Aguiar disse...

É tão anedótico como perturbador tudo isto!