segunda-feira, 10 de maio de 2010

Portagens e Isenções

Ora que grande novidade nos dá hoje a imprensa regional feirense. Diz-se que o troço Feira-Miramar da A29 ficará isento de portagens. Bem, é tempo de fazer 2 reparos... se em primeiro há muito se sabia de tal, em segundo deve denotar-se que a isenção não passa de fogo de vista. Veja-se...
Antes de compreender os reais motivos da dita "isenção" do pagamento de portagens, vamos compreender a fachada da medida. Dizer que o troço Feira-Miramar está isento de portagens, não é a mesma coisa que dizer que não se vai pagar portagem para chegar ao Porto, nem minimamente será seguro dizer que não se vai pagar portagem no dito troço. Confuso? Nada!
Importa compreender o conceito de portagem plena via instalado... e onde estão os pórticos? Ovar e Valadares... ora, com isto, é fácil dizer que o troço Feira-Miramar não será portajado... mas isso há mais de um ano que o digo, até por outros motivos (adiante esclerecerei).
Primeira questão... eu, entrando na A29 no acesso da Feira e rumando ao Freixo terei obrigatoriamente de passar na portagem de Valadares (mesmo que rume à Arrábida a situação repte-se)... ora então, que valor pagarei aqui? Ovar-Valadares? Miramar-Avintes? Miramar-Arrábida? É muito fácil dizer que o troço Feira-Miramar não será portajado, mas tal não será referente apenas às circulações internas nesse troço? Como será feita a distinção na cobrança de portagem em Valadares ou em Ovar?
Continuo a acreditar que no troço Feira-Miramar "nunca" pagaremos portagem, mas apenas nas viagens dentro do mesmo, para lá deste arrismo mesmo afirmar que o pagamento incluirá os ditos quilómetros.
Mas importa perceber porque não "pode" este troço ser portajado. Alguém se lembra do conceito que esteve por detrás do projecto de execução da via? A "variante"... pois, o IC1... aquele que seria alternativa à A1 e por isso poderia destruir certos troços da EN109. Mais, como pode haver introdução de portagens numa via que não é auto-estrada? Não cumpre o raio mínimo em certas curvas. Não cumpre as distâncias entre faixas e separador. Tem trânsito excessivo. Tantos conflitos de segurança que obrigam à limitação de circulação a 100km/h... afinal de contas onde fica a auto-estrada A29 entre a Feira e Miramar? Nos restantes troços, sim, temos auto-estrada, aqui não!
Talvez este pequeno raciocínio de vão de escada sirva para algo. Talvez este pensamento solto consiga despertar ideias. Talvez este post levante outras consciências. Por hoje ficamos por aqui...

3 comentários:

Anónimo disse...

Caros Amigos,


Acabei de ler e assinar a petição online: «A29 sem portagens»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N713


Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

bila da feira disse...

As SCUT apareceram no tempo do Guterres e serviram para alimentar a máquina bancária que está por trás das grandes construtoras. Era inevitável que, mais cedo ou mais tarde, qualquer governo que se seguisse iria alterar esta questão das AE sem custos para o utilizador. O que qualquer cidadão terá que fazer é adaptar o seu dia-a-dia à nova realidade, utilizando os transportes públicos, partilhando a viatura e até alterar os hábitos que têm nos tempos livres.
Quanto ao trânsito excessivo, esse deixará de existir pois alguém que tiver que pagar portagem vai preferir a A1 à A29. Quem não quiser pagar portagem, que utilize a EN 1 e 109, pois entre as 7h00 e as 7h30, circula-se muito bem.
Desculpem-me esta frieza, mas continuo sem perceber onde trabalham aqueles cidadãos que estão nas filas de trânsito, entre as 8h30 e as 10h00m, pois se se levantassem mais cedo, não estariam lá.
Portugal está em crise, por causa do comodismo de todos. Se os rendimentos mínimos e os fundos de desempregos acabassem, o desemprego não era tão alto de certeza, pois há muito para fazer. Existem muitas empresas a tentar recrutar trabalhadores e não conseguem por causa da “concorrência desleal” desses subsídios.

Bruno Costa disse...

Concordo que tiver de pagar vai preferir a A1... eu serei um deles... já não concordo com falas em adaptação à realidade com transportes públicos... eu se dependesse deles bem que ficava a dormir no Porto! À "minha"hora de regresso à Feira só tenho autocarro na manhã seguinte... e falo num regresso às 21h30. Com isto não me falem em transportes públicos como alternativa!!!

Quanto às filas há opções a fazer... ou bem que chegas ao Porto 1h ou 1h30 mais cedo do que precisas ou ficas em LONGAS filas e chegas atrasado... aí sem falamos em adaptação.

Quanto às portagens deve dizer que não estou contra as portagens... mas com certas condicionantes... aceito pagar portagem em verdadeiras auto-estradas (que na A29 entre Feira e Miramar não acontece) e quando houver alternativas (que no caso da A29 não existem... alguém que me explique porque destruiram a EN109 em certos pontos). Quando me conseguirem "mostrar" onde está a EN109 para chegar ao Porto eu calo-me com as portagens! :)