sexta-feira, 7 de maio de 2010

Compostagem Doméstica avança na Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai avançar com um projecto-piloto de compostagem doméstica, que tem como principal objectivo reduzir a produção de resíduos orgânicos. Numa primeira fase, este projecto abrange cinco freguesias, mas o objectivo é alargá-lo a todo o Concelho.

Este projecto resulta de uma parceria entre as autarquias de Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, Suldouro e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Nesta primeira fase, podem candidatar-se a este projecto e receber gratuitamente um compostor os munícipes que tenham casa com jardim ou horta e tenham residência permanente nas freguesias de Santa Maria da Feira, Fiães, Lourosa, Sanguedo e Vila Maior.

Sessões de apresentação

As sessões públicas de apresentação deste projecto decorrem entre 4 e 17 de Maio, de acordo com a seguinte calendarização:
4 de Maio, às 21h00, na Junta de Freguesia de Vila Maior;
6 de Maio, às 21h00, na Junta de Freguesia de Sanguedo;
12 de Maio, às 21h00, na Junta de Freguesia de Fiães;
14 de Maio, às 21h00, na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira;
17 de Maio, às 21h00, na Junta de Freguesia de Lourosa.

Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar a junta de freguesia onde residem ou o Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através do e-mail gabinete.ambiente@cm-feira.pt ou telefone 256 370 800.

Compostagem

A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (restos de comida e de jardim ou horta) num material semelhante ao solo, chamado composto, que poderá ser utilizado posteriormente como um adubo natural.