sábado, 24 de abril de 2010

Jardim nasce no antigo Tribunal

O edifício do antigo Tribunal de Santa Maria da Feira vai ser demolido e o espaço transformado num jardim. No entanto, a Câmara Municipal insiste na ideia da construção de um novo Palácio da Justiça e, por isso, vai manter o local disponível.

Há precisamente dois anos que o Tribunal da Feira foi encerrado devido ao iminente risco de colapso. O edifício não ruiu, mas o destino desta estrutura com graves deficiências de concepção está definitivamente traçado. De acordo com informações do vereador Celestino Portela, só no passado mês de Março é que o espaço foi devolvido oficialmente pelo Ministério da Justiça à Autarquia, proprietária do terreno.

"Até aqui nada podíamos fazer. Agora, estamos a tratar dos pormenores do concurso para a demolição do edifício que será efectuada em duas fases distintas", precisou o autarca. Celestino Portela adianta que o referido concurso público irá ocorrer nos próximos três meses, seguindo-se a adjudicação da empreitada.

Numa primeira fase, será demolido apenas o edifício central, com dois pisos, onde se encontrava toda a vertente operacional do antigo tribunal. Mais tarde, e sem data ainda estabelecida, será demolido o bloco lateral (um piso).

O vereador garante que, apesar da demolição, a Autarquia mantém a sua posição: "Não vamos construir nada naquele espaço até que um Governo, no futuro, decida construir um novo tribunal no mesmo local". Uma posição que tem sido reiterada pelo Executivo, apesar de o actual Governo ter optado por alugar um edifício para o efeito. Enquanto isso não acontece, o espaço será ajardinado. No interior das instalações encontra-se algum mobiliário que deverá ser entregue à Câmara que irá distribuí-lo por instituições e colectividades do concelho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que vão tirar "aquilo" dali... O edifício é muito inestético.
L.O.

Anónimo disse...

E no Sábado vamos apoiar o nosso Clube Desportivo Feirense no jogo com a Oliveirense. Afinal o futebol não é só dos ditos grandes.