terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Feira-Arouca pode ser discutida amanhã...

... e todos podemos dar um empurrão.
Aí está o primeiro acto de "força" do Movimento pela 2ª Fase da Via Estruturante Feira-Arouca: vamos todos utilizar o mail oficial dos deputados da Comissão das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, assim como dos deputados eleitos pelo círculo de Aveiro. O Movimento deixa uma sugestão de texto (direccionada para Arouca), que pode ser corrigida... é favor agir... é aproveitar hoje para poder tirar proveitos amanhã:

Exmo. Sr. Deputado

Como do é do conhecimento público, recentes decisões do Governo levaram à suspensão do processo de contrução da Concessão Vogua, deitando por terra as aspirações de todos os Arouquenses quanto à finalização da Variante que é de importância capital para o futuro do concelho.

Confrontado com esta notícia, como arouquenses sinto uma enorme indignação com a decisão tomada.

A execução da 2ª fase da Variante Arouca-Feira permitirá que Arouca deixe o isolamento a que está votada e possa planear um futuro onde a população se sinta bem e onde as empresas possam vir investir. O que acontece actualmente é de uma injustiça sem precedentes, deixando Arouca de fora dos acessos às principais rodovias, limitanto a sua expansão social e económica.

A injustiça dessa decisão, resulta também da incrudelidade perante um Primeiro Ministro que veio pessoalmente a Arouca garantir a execução de uma obra, para, nas palavras do próprio, “fazer justiça para convosco e para que os portugueses saibam que não é possível no século XXI mantermos as ligações que temos a Arouca, que merece muito mais para se poder desenvolver» . Na sua visita ao concelho de Arouca, acompanhado de altos deputados do Partido socialista, José Sócrates sustentou que o concelho «não tem a mesma oportunidade que outros, porque foi deixado para trás no investimento público em termos de acessibilidades».

Depois da palavra de um Secretário de Estado (Paulo Campos) e de um Ministro das Obras Públicas (Mário Lino) ter ficado “na gaveta”, não posso aceitar que o compromisso assumido pelo mais alto elemento do Governo seja letra morta. Aceitá-lo será ferir de morte a democracia.

O investimento na Variante Arouca-Feira é de importância vital para que, passados os tempos difíceis por que navegamos, o concelho esteja preparado para crescer.

O investimento na Variante Arouca-Feira é o cumprimento da palavra do Primeiro Ministro que, muito bem, se referiu a ela como uma questão de justiça

O investimento na Variante Arouca-Feira é uma gota no enorme oceano que é o Orçamento de Estado que colmatará um esquecimento de quase 20 anos

O investimento na Variante Arouca-Feira não pode ser mais adiado pois correremos o risco de ver definhar um concelho com um potencial invejável no distrito de Aveiro e na Área Metropolitana do Porto, constituindo inclusive, o seu território, património Geoparque da Unesco.

Não posso ficar indiferente a esta autêntica fraude a que querem submeter os arouquenses.

Exigo pois, que na qualidade de Deputado, interceda para que esta ligação seja incluída no Orçamento Geral do Estado de 2010.

1 comentário:

Anónimo disse...

exijo é com J!