sábado, 12 de dezembro de 2009

Acidente na Terra dos Sonhos


Ao final da tarde de hoje ruiu uma das bancadas da Tenda "Sonho da Lua" da Terra dos Sonhos. Desconheço os pormenores, ficam para já os registos da imprensa e muitas contradições.
Estive no local esta tarde e não constatei nada de estranho, nem mesmo questões de sobrelotação controladas por sistema de senhas à entrada de cada sessão.
Mais desenvolvimentos nas próximas horas... que espero não venham a manchar esta edição da Terra, nem a maravilha do espectáculo, cujo vídeo estou a editar e disponibilizarei online ainda hoje.
Segundo dados da organização pode já dizer-se com toda a certeza que a tenda não estava de facto sobrelotada... com capacidade validada para 520 pessoas, a assistir ao espectáculo estavam efectivamente 497 pessoas.

Felizmente não há feridos graves. Resta agora concluir o inquérito e perceber as causas do acidente, de modo a melhorar a segurança no futuro, prevenindo situações idênticas.




Quinze pessoas sofreram, esta tarde, ferimentos ligeiros na sequência da queda de uma bancada num espectáculo de Natal realizado em Santa Maria da Feira, avançou o comandante dos Bombeiros.
De acordo com declarações à agência Lusa de Clara Pinto, assessora da Feira Viva - Cultura e Desporto, o acidente ocorreu quando cedeu e caiu a bancada de um espectáculo de Natal, realizado numa tenda de circo, no parque temático "Terra dos Sonhos", em Santa Maria da Feira.
@ TSF

Uma bancada de circo em Santa Maria da Feira no recinto “Terra dos Sonhos” caiu. Há pelos menos 15 feridos, marioritariamente crianças.
@ Correio da Manhã

Segundo o JN apurou, tudo terá acontecido no final do espectáculo que se realiza diariamente numa tenda com capacidade para acolher cerca de 200 pessoas.
Uma das bancadas, que dista cerca de um metro do solo, cedeu, tendo arrastado as restantes. Muitos dos espectadores terão ficado com os pés entalados na estrutura metálica. Para o local foram mobilizadas várias corporações de bombeiros da região, além do INEM.
Entre os 15 feridos estão duas mulheres grávidas. A maioria das vítimas foram transportadas para o H. S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, sendo que três foram enviados para o H. S. João do Porto e ainda um outro foi levado para o hospital de Gaia.
Segundo algumas testemunhas no local, a tenda onde a bancada saiu estaria em sobrelotação.
@ Jornal de Notícias


Quinze pessoas ficaram hoje feridas no parque temático "Terra dos Sonhos", em Santa Maria da Feira, na sequência da queda de uma bancada na tenda onde 497 espectadores assistiam ao espectáculo "Sonho da Lua".
O acidente não provocou feridos graves, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários da Feira, Manuel Neto, que chefiou a operação de socorro envolvendo 32 homens.
A queda da bancada levou, no entanto, a que seis crianças e nove adultos, entre os quais duas grávidas, tenham recebido tratamento hospitalar a "ligeiras fracturas e duas ou três luxações".
Paulo Sérgio Pais, responsável pela produção da "Terra dos Sonhos" enquanto administrador da empresa municipal Feira Viva, lamentou o sucedido e adiantou que até 27 de Dezembro, data em que termina aquele que é apontado como o maior parque temático do Norte dedicado ao Natal, o espectáculo "Sonho da Lua" não voltará a repetir-se.
@ Expresso


Quinze pessoas, entre as quais seis crianças e duas grávidas, sofreram hoje ferimentos ligeiros devido à cedência de uma das bancadas instaladas na tenda da Terra dos Sonhos, espaço temático dedicado ao Natal localizado em Santa Maria da Feira.
A maioria dos feridos foi transportada de imediato para o Hospital de São Sebastião, na Feira, três para o Hospital de São João, no Porto, e um para a unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia. A queda da estrutura, que estava a cerca de um metro do chão, provocou algumas fracturas nos pés e momentos de pânico entre as 500 pessoas que se encontravam dentro do espaço.
As causas do acidente são, por enquanto, desconhecidas, e foi aberto um inquérito para apurar o que aconteceu praticamente no final do espectáculo infantil O Sonho da Lua, por volta das 17h30. As averiguações estão agora nas mãos da PSP e dos bombeiros.
O local foi vedado pouco depois do sucedido e o espectáculo infantil não será mais apresentado até ao último dia da Terra dos Sonhos, ou seja, até 27 de Dezembro. Mesmo assim, a organização, a cargo da empresa municipal Feira Viva, decidiu não fechar o parque temático que volta a abrir amanhã às 13h30, com as restantes animações.
Segundo o administrador executivo da Feira Viva, Paulo Sérgio Pais, as bancadas eram verificadas diariamente antes da apresentação do espectáculo, exibido às 15h00 e às 17h00. O responsável garantiu ainda que hoje o espaço não estava sobrelotado, assegurando que foram vendidas “497 senhas num local que tem capacidade para 520 pessoas”, lembrando que foi a primeira vez que algo aconteceu em iniciativas culturais na Feira, em que são usadas as mesmas plataformas, como na Viagem Medieval.
O administrador revelou, por outro lado, que é uma empresa externa que trata da montagem.
@ Público

Sem comentários: