segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PS - Questões

A menos de uma semana das Eleições Autárquicas, e após análise das propostas das duas principais candidaturas, deixo algumas questões relativas às medidas que penso não estarem completamente esclarecidas... haverá respostas?

- "Criaremos espaços qualificados para acolher actividades inovadoras e de base tecnológica"... esta medida não se chamará de Feira Park?

- "Resolução definitiva do problema do saneamento básico em todo o concelho"... bom, mas afinal os contratos estão assinados, a globalidade da obra está no terreno e/ou em concurso, 2011 é ano de final de todos os prazos contratualizados... questiono apenas se conseguirão antecipar prazos? É que afinal o problema tem solução em curso!

- "Adesão à LIPOR, ou constituição de uma empresa municipal para tratamento de lixo de alta tecnologia"... dizem-se contra o Aterro no concelho, mas querem adesão à LIPOR ou nova empresa municipal... só para relembrar: será que alguém avisou a concelhia do PS que a adesão à LIPOR para além de enormes custos obriga à instalação de um aterro no concelho feirense? E por outro lado, sem aterro e com empresa municipal, como se resolveria a questão do lixo? Seria a opção pagar chorudas quantias para depositar os lixos noutros concelhos?

- "Construção a curto prazo da Escola de Hotelaria"... mais rápido ainda do que o prazo anunciado este Verão, aquando da apresentação do projecto e assinatura do contrato com a Parque Escolar?

- "Cooperar na criação da Escola Superior de Enfermagem junto do Hospital São Sebastião"... numa altura em que o mercado de Enfermagem está absolutamente saturado, com milhares de enfermeiros a trabalhar em caixas de supermercado, de que modo seria Alcides Branco capaz de convencer uma instituição pivada (porque pública nem pensar) a investir para abrir novas vagas de um curso sem saídas? Por outro lado, esta seria uma gigantesca mentira para os jovens feirenses, que seriam literalmente enganados com promessas de estudo próximo de casa... mas contra as propostas desta campanha: SEM EMPREGO!

- "Continuação de eventos como o Imaginarius e Viagem Medieval, focando a sua descentralização através do associativismo"... Depois de várias ameaças, esta proposta é para levar a sério? Não vamos perder um festival de teatro de rua de top na Europa?

- "Parque Empresarial da Cortiça (PEC) - novas metodologias de gestão na cedência e organização do espaço"... Quais? Como se pretende então gerir o novo espaço? A empresa municipal é para manter?

- Definir uma estartégia com a AEP sobre a questão "Europarque"... mas afinal o que se pretende? Definir uma estratégia é algo demasiado superficial. O PS propõe-se reafirmar a luta pela Exponor, ou simplesmente definir uma estratégia, que afinal já está definida?

- "Elaboração do plano integrado de ciclovias para o Concelho de Santa Maria da Feira"... será que ninguém informou o PS do plano integrado de ciclovias da Área Metropolitana do Porto, do qual a Feira é parte integrante?

- "Livros escolares gratuitos até ao 9º ano de escolaridade"... porquê até ao 9º? O Ensino obrigatório acaba de ser alargado ao 12º ano?

- "Construção de um Pavilhão Municipal com condições de albergar eventos desportivos de âmbito Nacional e Internacional"... onde? Com que capacidade? Qual o modelo de gestão e financiamento? Que projectos lhe estariam associados: seria meramente desportivo ou multiusos?

Sem comentários: